Angra tem dois casos da febre oropouche, que é transmitida pelo mosquito maruim

0
246

Mais uma arbovirose ameaçla a saúde pública brasileira | Foto: Reprodução

A secretaria de Saúde de Angra dos Reis confirmou na quinta-feira, 16, a ocorrência de dois casos da febre oropouche, doença que é transmitida principalmente pelos mosquitos da espécie maruim. A doença viral possui sintomas parecidos com os da dengue e incluem febre, dor de cabeça e dores musculares.

O primeiro caso confirmado foi o de uma mulher de 51 anos, com comorbidades e moradora do segundo distrito (região da Japuíba). Ela procurou atendimento médico em 18 de abril com febre, dor de cabeça, dor no corpo, náusea e vômito. Depois de internada no Hospital Municipal da Japuíba, teve boa evolução e recebeu alta em 26 de abril.

O segundo caso também foi de uma mulher, de 55 anos, residente do primeiro distrito sanitário (região do Centro da cidade). Ela buscou atendimento médico em 3 de abril também com febre, dor de cabeça e dor no corpo. A secretaria de Saúde deu a entender que ela não chegou a ser hospitalizada e teve boa evolução. A secretaria afirmou ainda estar investigando a origem da transmissão e a evolução da doença, inclusive para saber se a doença pode ter sido contraída fora da cidade.

— A melhor forma de prevenção é adotar cuidados com o ambiente incluindo manter árvores e arbustos podados para aumentar a insolação no solo, remover o excesso de matéria orgânica (folhas, frutos), manter terrenos limpos e garantir que os abrigos dos animais (aves, suínos, bovinos e outros) estejam também sempre higienizados. Em caso de qualquer sintoma, a população deve buscar imediatamente os serviços de pronto atendimento e evitar a automedicação — ressaltou o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos.

Os casos de febre oropouche estão se espalhando pelo Brasil, com mais de 5,1 mil registros no país até o momento, sendo 2.947 na Amazônia e 1.528 em Rondônia. O primeiro caso confirmado no Estado do Rio de Janeiro ocorreu em fevereiro deste ano e mais doze foram registrados até o mês de maio.

Sintomas — Os sintomas da febre do oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular. Também pode haver tosse, tontura, dor atrás dos olhos, erupções cutâneas, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos, duram entre dois e sete dias.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.