O programa Novas Rotas tem como meta potencializar destinos turísticos do Sul Fluminense no exterior. | Foto: Divulgação/PMAR ​

Angra dos Reis vai sediar, no próximo dia 9 de maio, uma capacitação técnica em turismo voltada para o mercado internacional. A ação faz parte do programa Novas Rotas, lançado nesta sexta-feira (11) na Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, e promovido pela Embratur com o objetivo de fortalecer a divulgação dos destinos do Sul Fluminense no exterior.

O lançamento contou com a participação do prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, e representantes de outros 12 municípios da região. A proposta do programa é ampliar a visibilidade turística internacional da Costa Verde, aumentando o tempo de permanência dos visitantes e incentivando um maior gasto médio por turista nas cidades da região.

Para alcançar esses objetivos, a Embratur irá investir na qualificação de profissionais dos setores público e privado, com foco em sustentabilidade, inovação e uso de dados. Angra dos Reis será o primeiro município a receber a capacitação, dividida em três módulos temáticos.

— Não temos dúvidas de que o turismo é o motor da nova economia do século 21. Na Costa Verde, muitas cidades já vivem do turismo. A Embratur tem o compromisso de capacitar esses municípios em sustentabilidade, inovação e inteligência de dados. E começamos por Angra, com total apoio do prefeito — destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que também ressaltou ser esta a primeira vez que a agência foca na promoção internacional de destinos do interior do país.

Durante a cerimônia, o prefeito Cláudio Ferreti reforçou a importância da união entre os municípios da Costa Verde para o fortalecimento do turismo regional.

— Quando assumimos, percebemos que Angra não poderia caminhar sozinha. Era necessário se unir às cidades vizinhas para potencializar o destino Costa Verde. Estamos trabalhando na criação de um consórcio regional e já buscamos apoio da Embratur para fortalecer nossa identidade turística. Angra vai além do mar, temos história e cultura que precisam ser incluídas nos roteiros — afirmou o prefeito.

Ao final do evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Embratur e o município de Barra do Piraí, escolhido simbolicamente como anfitrião do encontro. O documento será posteriormente estendido aos demais municípios participantes.

Também estiveram presentes no evento o presidente da TurisAngra, João Willy, e o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta, que acompanharam o prefeito no lançamento do programa.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.