Angra se prepara para festejos da padroeira Nossa Senhora da Conceição

0
237

Tradição católica em louvor a Nossa Senhora começou em 1632 | Foto: Divulgação/PMAR

A comunidade católica de Angra dos Reis já está nos últimos preparativos para a comemoração do dia da padroeira Nossa Senhora da Conceição, celebrado em 8 de dezembro. As ruas do Centro da cidade já estão embandeiradas de azul e branco e as celebrações religiosas já começaram. Todos os anos, a festa reúne centenas de devotos em novena na Igreja Matriz e no dia 8, com missas, procissão e quermesse. A tradição é uma das mais antigas da cidade e remonta ao século XVII.

O novenário (nove noites de orações) começou na quarta-feira, 29, com repicar de sinos e queima de fogos ao meio-dia anunciando o início da festa. Às 19h houve a primeira missa, celebrada pelo bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira, de Cristalândia (TO).

Serão nove dias de missas com padres convidados e programação animadas pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Centro da cidade, com doação de alimentos e quermesse após as celebrações. Este ano, o festeiro das celebrações é o próprio secretário de Cultura de Angra, Andrei Lara, acompanhado de sua mãe, Vanda dos Santos Lara.

Em 8 de dezembro, dia da padroeira, a cidade acorda com alvorada festiva às 6h com a banda de música Jardim Sarmento percorrendo as tradicionais ruas do Centro e queima de fogos. Logo após, tem missas às 6h e 8h na Igreja Matriz. A missa principal será às 10h, celebrada pelo bispo da Diocese de Itaguaí, Dom Paulo Celso. À tarde, às 15h e 16h, os fiéis se reunirão para as últimas missas do dia. Em seguida, segue a procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, Santa Edwiges e Santa Dulce dos Pobres acompanhadas por banda de música, Irmandades e Ordens religiosas.

— Como católico participo da festa de Nossa Senhora desde criança acompanhando minha mãe e foi uma honra receber esse convite para ser o festeiro e demonstrar minha devoção à nossa padroeira. Temos obrigação de apoiar nossas manifestações religiosas e desde 1632 a nossa cidade conta a bonita história da chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição com muita fé, devoção e relatos de milagres — disse o secretário festeiro Andrei Lara.

Este ano também haverá as tradicionais barraquinhas, já montadas na praia do Anil e abertas ao público a partir do dia 1º de dezembro até o dia 10 com uma variedade de produtos, comidas, bebidas e parque de diversões. O horário de funcionamento das barraquinhas será das 9h às 2h da manhã todos os dias.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.