Começou a funcionar hoje, na Monsuaba, a primeira experiência de ensino em tempo integral do município de Angra dos Reis. Na escola Benedito dos Santos Barbosa, 127 alunos ingressarão na escola às 7h30 e só sairão às 17h. Receberão cinco refeições por dia e terão atividades extracurriculares como música, teatro e esportes. O projeto é piloto e começou a ser gestado em março.

Em entrevista exclusiva ao Tribuna Livre, durante o lançamento do projeto, o prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB), adiantou que no início do ano letivo de 2010, sua expecttiva é que mais três bairros recebam o projeto de horário estendido nas escolas. A prioridade será para localidades carentes ou em situação de risco social. Para Tuca, o projeto, cujo modelo são os CIEPs da gestão Leonel Brizola/Darcy Ribeiro, além de aumentar a escolaridade e o desenvolvimento dos estudantes, pode contribuir para reduzir a violência.

A extensão do horário de funcionamento nas escolas frequentou os debates da campanha eleitoral de 2008. Tanto Tuca como a candidata do PT, a ex-vereadora Conceição Rabha, defenderam a ampliação do horário de funcionamento nas escolas. Para o prefeito angrense, o maior desafio do projeto é o custo já que, além das refeições extras, são necessárias reformas físicas nas escolas e contratação de pessoal (ou pagamento de horas extras) Para o projeto piloto estão sendo utilizados profissionais da própria rede municipal. Tuca também adiantou ao Tribuna Livre que até o final de 2012, a cidade terá dez novas escolas. Cinco já estão em construção.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome