Programação inclui “Dia D para o combate ao Câncer de Mama” e ações voltadas ao tema. | Foto: Maíra Santos

Durante o mês de outubro, Angra dos Reis promove uma série de eventos voltados para a prevenção e combate ao câncer de mama, em apoio ao movimento internacional Outubro Rosa, que surgiu no início dos anos 1990 para conscientizar a população sobre o controle da doença.

Na terça-feira, 8 de outubro, às 14h, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra dos Reis (APADEV) realizará uma roda de conversa com o tema “Autocuidado da mulher com deficiência”. O evento, aberto ao público, ocorrerá na sede da associação, localizada na Rua Cônegos Bittencourt, 72, no Centro.

No sábado, 19 de outubro, o município celebrará o Dia D de Combate ao Câncer de Mama. Todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) de Angra estarão abertas das 8h às 17h para oferecer serviços como coleta de citopatológico do colo uterino, solicitação de mamografia e aplicação de vacinas.

Já no dia 22 de outubro, os Centros de Especialidades Médicas (CEM) de Jacuecanga e Parque Mambucaba promoverão diversas ações internas relacionadas ao Outubro Rosa, das 8h às 17h. O CEM Centro também realizará atividades de conscientização e prevenção no dia 30 de outubro, no mesmo horário.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele. Estimativas apontam que o Brasil registrará 73,6 mil novos casos da doença em 2024, com uma taxa de incidência de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença é rara antes dos 35 anos, mas a partir dessa idade, sua ocorrência aumenta, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde ressalta que cerca de 17% dos casos podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.