Um total de 478 cirurgias de catarata foram realizadas nesta última semana, entre os dias 26 e 29 de agosto, durante um mutirão promovido pela Prefeitura de Angra dos Reis no Centro de Estudos Ambientais (CEA), localizado na Praia da Chácara. A iniciativa faz parte das ações contínuas do município para combater a catarata e atender à demanda reprimida de pacientes.
O mutirão tinha 500 cirurgias agendadas, mas a diferença entre o número previsto e o número efetivamente realizado se deveu à ausência de alguns pacientes e à suspensão de procedimentos devido a casos de pressão arterial elevada. Os exames pré-operatórios para os pacientes selecionados foram realizados no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) nos dias 24 e 25 de agosto.
As cirurgias ocorreram ao longo de quatro dias, das 8h às 18h, com atendimento ininterrupto. Na sexta-feira, 30 de agosto, os pacientes retornaram ao CEA para os exames pós-operatórios, garantindo o acompanhamento adequado do processo de recuperação. As pessoas encaminhadas para essas cirurgias passaram por avaliações nas suas unidades de saúde locais e foram posteriormente referenciadas para especialistas no HMJ ou no Centro de Especialidades Médicas do Parque das Palmeiras.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.