A cidade de Angra dos Reis deu início, nesta segunda-feira (13), às Pré-Conferências Municipais de Assistência Social. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e a Secretaria Executiva de Inclusão Social e Diversidade, o evento convida toda a população angrense a participar ativamente das discussões.
Os encontros ocorrem até o dia 28 de maio, abrangendo os territórios dos oito Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A iniciativa reúne usuários da rede socioassistencial, entidades da sociedade civil e profissionais da área.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, as Pré-Conferências têm como objetivo debater cinco eixos centrais que nortearão as políticas públicas da área: acesso com equidade, gestão inovadora, integração de serviços e benefícios, participação social e financiamento sustentável.
Além de promover o debate, os encontros também servirão para eleger os delegados que representarão os territórios na 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para os dias 2 e 3 de julho, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. Serão escolhidos representantes dos governos, entidades, trabalhadores e usuários vinculados aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê, a participação da população é essencial.
— As Pré-Conferências são fundamentais para aproximar a política de assistência social da realidade das pessoas. É nesse espaço que ouvimos as demandas de cada território e garantimos que as diretrizes sejam construídas de forma democrática e comprometida com os direitos da população — afirmou a secretária.
A participação é aberta e gratuita. Os interessados devem procurar o CRAS ou CREAS mais próximo para se informar sobre datas e horários.
Calendário das Pré-Conferências:
13 de maio, às 9h: CRAS Monsuaba
13 de maio, às 9h: CRAS Centro e Associação Pestalozzi de Angra dos Reis
14 de maio, às 9h: CRAS Parque Mambucaba, Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Angra dos Reis (APAE)
15 de maio, às 9h: CRAS Belém
22 de maio, às 9h30: CRAS Nova Angra, Casa Abrigo da Criança e do Adolescente Roger Agnelli e Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SAFA)
27 de maio, às 14h: CRAS Frade
27 de maio, às 14h: CRAS Campo Belo
28 de maio, às 9h: CRAS Bracuí
28 de maio, às 10h: CREAS, Associação de Caridade São Vicente de Paulo, IGEDES/Unidade de Acolhimento para Pessoa Idosa “Luiza Olindina da Silva Alves”, e Centro de Atenção à População Adulta em Situação de Rua (CAPR).
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.