A Secretaria Executiva da Juventude de Angra dos Reis e o Conselho Municipal da Juventude estiveram presentes na 4° Conferência Estadual da Juventude do RJ, que aconteceu na sede da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 28 de outubro. O encontro contou com a participação de conselhos e entes ligados à juventude de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes representando Angra o secretário-executivo da Juventude, William Gama, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Igor Adir Folgosa Medeiros, além de Matheus Marinho Lincoln de Almeida, Anthony Almeida dos Santos, Daiana Rosa Silva de Castro e Mayara da Silva Riscado, escolhidos durante a Conferência Municipal como delegados e suplentes para a Conferência Estadual.
O encontro, que teve como tema “Juventude RJ: o futuro se constrói no agora”, discutiu ideias e propostas voltadas para toda a juventude carioca, com grupos de trabalho divididos entre os temas: I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e a Representação Juvenil; II – Direito à Educação; III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e Renda; IV – Direito à Diversidade e à Igualdade; V – Direito à Saúde; VI – Direito à Cultura; VII – Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer; IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; X – Direito ao Território e à Mobilidade e XI – Direito à Segurança Pública e ao acesso à Justiça.
Durante o fórum, três representantes de Angra foram escolhidos para representar o município na 4ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília de 14 a 17 de dezembro e terá como tema “Reconstruir o presente e construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver”. Os representantes incluem o secretário William Gama, em nome do governo, bem como os jovens Matheus Marinho, Lincoln de Almeida e Anthony Almeida dos Santos, em representação da sociedade civil.
– A Conferência Estadual da Juventude do RJ não acontecia há oito anos e por isso era muito importante que nosso município fosse representado nessa volta. Angra foi a única cidade do estado representada com um delegado PcD, o jovem Matheus Marinho Lincoln de Almeida. Foi uma experiência incrível, com discursos importantes, diversidade, planejamento político, bons debates e muita luta pelo espaço de oportunidades que a juventude precisa ocupar dentro da sociedade – comentou William Gama.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.