De 14 a 17 de agosto, acontecem as comemorações em honra à Nossa Senhora da Lapa e Nossa Senhora da Boa Morte. As festividades vão acontecer na Igreja da Lapa, onde funciona o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, que por alguns dias volta a ser ocupado por homens e mulheres devotos de Nossa Senhora.
O tema da Festa de Nossa Senhora da Lapa deste ano é “Com Nossa Senhora da Lapa, Sal na Terra e Luz no Mundo”. Ela está sendo organizada pela coordenadora da comunidade católica do Centro, Leia Ciza, com o apoio das festeiras Adriana Galindo, Aparecida da Conceição e Maria do Carmo Galindo, sob o comando do Pároco Frei Fernando Bezerra – contando também com o apoio do governo municipal.
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa foi construída por Baltazar Mendes de Araújo, em 1751. A obra foi concluída em um ano e a devoção em Nossa Senhora da Lapa veio com os portugueses para a cidade. Nossa Senhora da Boa Morte passou a ocupar também a Igreja, em 1826, por meio da Irmandade dos Homens Pardos, já extinta. Em 1992, o Museu de Arte Sacra foi aberto, mas, no entanto, as comemorações continuaram todos os anos.
Programação
Tríduo
Dia 14 de agosto (quarta) – 19h – Dia de Nossa Senhora da Boa Morte.
Dia 15 de Agosto (quinta) – 19h – Assunção de Maria.
Dia da festa
Dia 17 de Agosto
Alvorada – 6h30
Procissão com saída da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em direção à Igreja de Nossa Senhora da Lapa – 17h
Logo após, missa festiva e corte do bolo.
Foto: divulgação / PMAR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.