Angra no combate à violência contra mulher 

0
197

A programação começa dia 7/8 e segue até o dia 30 de agosto com rodas de conversas em todos os CRAS do município | Foto: Agência Brasil

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, estará promovendo ações de conscientização sobre a violência contra a mulher. O “Agosto Lilás” é dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de garantir mecanismos específicos de combate à violência, além de promover serviços especializados para atendimento às vítimas e os meios de denúncia disponíveis.

As atividades começam no dia 7 de agosto com a apresentação de uma peça de teatro, cujo objetivo é chamar a atenção para a violência doméstica sofrida por muitas mulheres. As ações continuarão até o dia 31 de agosto, com rodas de conversa em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

O Agosto Lilás foi instituído em homenagem à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. A Lei Federal 11.340/2006 considera violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de dano moral ou patrimonial. A Lei Maria da Penha tem o objetivo de punir com mais rigor os agressores no âmbito doméstico e familiar.

Ao longo do mês, a Coordenação da Mulher, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, realizará uma série de ações para combater a violência contra a mulher em Angra dos Reis. Essas iniciativas visam não apenas à conscientização, mas também ao apoio e orientação das vítimas, promovendo uma rede de proteção eficaz e solidária.

Com essas atividades, a Prefeitura de Angra dos Reis reforça seu compromisso com a proteção e a promoção dos direitos das mulheres, trabalhando ativamente para erradicar a violência de gênero no município.

Programação:

  • 07/08: Abertura – Peça Teatral “Por trás das redes”

14h – Local: Teatro Municipal

  • 09/08 – Roda de Conversa: “Violência contra a mulher não é o que Angra quer”

14h – Local: CRAS Parque Mambucaba

  • 12/08 – Curso de Atualização Jurídica da Lei Maria da Penha

14h – Local: OAB Mulher

  • 14/08 – Roda de Conversa: “Violência contra a mulher não é o que Angra quer”

14h – Local: CRAS Centro

  • 20/08 – Roda de Conversa: “Violência contra a mulher não é o que Angra quer”

14h – Local: CRAS Bracuí

  • 21/08 – Roda de Conversa: “Violência contra a mulher não é o que Angra quer”

09h – Local: CRAS Campo Belo

14h – Local: CRAS Belém

  • 22/08 – Roda de Conversa: “Violência contra a mulher não é o que Angra quer”

14h – Local: CRAS Monsuaba

  • 23/08 – Roda de Conversa: “Violência contra a mulher não é o que Angra quer”

14h – Local: CRAS Nova Angra

  • 27/08 – Roda de Conversa: “Violência contra a mulher não é o que Angra quer”

14h – Local: CRAS Frade

  • 30/08 – Encerramento Agosto Lilás

14h – Local: Teatro Municipal

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.