Angra investiga mortes por doenças respiratórias ocorridas fora do Centro de Referência para Covid-19

7
1289

Prefeito visitou a abertura do espaço em 2020 | Foto: Wagner Gusmão / 2020

A prefeitura de Angra dos Reis confirmou ao Tribuna Livre que monitora e investiga mortes causadas por síndromes respiratórias em pacientes que não tenham passado pelo Centro de Referência para a Covid-19. Até esta segunda-feira, 24, havia 16 casos suspeitos de morte pela infecção do novo coronavírus sendo apurados. Sendo assim, nem todos os pacientes que podem estar com a Covid-19 são encaminhados de imediato para o hospital de referência montado na Santa Casa (foto).

— Estamos vivenciando uma pandemia. Por isso todos os óbitos que ocorrem no município, nas unidades de saúde públicas ou privadas, e têm como causa de morte doença respiratória, devem ser investigados pela equipe médica da vigilância Epidemiológica, conforme orientação da secretaria de Estado de Saúde. Estes óbitos suspeitos são de várias unidades hospitalares que seguem o protocolo do município de coleta de (exames do tipo) RTPCR/TC. Os resultados podem ser descartados ou confirmados — afirmou a prefeitura, em nota ao Tribuna Livre.

Pelo levantamento informal feito pelo Tribuna Livre já houve mais de uma morte pela Covid-19 no ambiente do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) (foto), portanto fora do Centro de Referência. A prefeitura admite que alguns destes pacientes não chegam ao centro especializado.

— Os óbitos suspeitos são os que têm causa de morte por doença respiratória. Estes pacientes podem ter sido tratados no Centro de Referência ou em unidades pública e privada — explica a prefeitura.

Síndromes gripais — Em todo o Brasil, 2020 tem sido marcado por aumentos relevantes nos casos de doenças respiratórias, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em algumas regiões o crescimento é superior a 50%. Desde o início da pandemia, em março, o Ministério da Saúde recomendou que as síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) e as síndromes gripais fossem tratadas imediatamente como casos suspeitos de Covid-19. Em Angra dos Reis, por exemplo, o número de casos suspeitos de Covid, que podem estar nesta categoria, está próximo de 19 mil pessoas. Só 4.594 doentes foram confirmados até o momento. No Estado, Angra dos Reis é a 9ª cidade com mais casos de Covid-19.

Apesar do número alto de óbitos sob suspeita, a prefeitura de Angra afirmou ao Tribuna Livre que neste momento não há pacientes com suspeita de Covid-19 fora do Centro de Referência. A prefeitura garante que todos os casos ativos da doença estão sendo acompanhados pela vigilância epidemiológica.

— No momento, não há pacientes suspeitos internados no HMJ e fora domicílio. Todos os pacientes com suspeita de Covid são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica: os internados fora do município, os internados nas unidades de saúde de Angra e também aqueles que cumprem o isolamento domiciliar.

O município também assegurou que não há ocultação de dados ou subnotificação e que mesmo os casos de mortes suspeitas de infecção pelo novo coronavírus entram na estatística oficial informada às autoridades sanitárias do Estado e do governo federal. Nesta segunda-feira, 24, havia 144 mortes confirmadas pela Covid-19 na cidade. Julho foi o mês em que o Brasil teve o maior número de mortes desde 2002.

— Todos os casos suspeitos e confirmados são acompanhados e divulgados, diariamente, no boletim epidemiológico — garantiu o município.

Fotos: Reprodução / Divulgação/PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/inverno-doencas-respiratorias/

7 Comentários

  1. Anya Fernald

    Hеy tһere would you mind stating which blog platform you’re
    working with? I’m going to start my oԝn blog in the near future but
    I’m һavіng a hard time choosing ƅetᴡeen BlоgEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason Ӏ ask iss because your design annd ѕtyle seems different then most
    blogs and I’mlookіng ffor something complеtely սnique.

    P.S My apologies for being off-topic but I had to aѕk!

    Visit mү page :: Anya Fernald

  2. Hiya heavy metals

    I ɑlmoѕt neveг drop remarks, hoԝever i did a
    few searching and wound upp here Ꭺngra investiga
    mortes por doenças respiratórias ocorridas fora do
    Centro de Referência ρara Covid-19 – Jornal Tгibuna Livre.
    And I actuaⅼly do have a couple of questіons for
    yyou if you usually do not mind. Is it оnly me
    օr doeѕ it looқ as if like a few of these remarks appear like left
    bby brain dead visitors? 😛 And, if yyou arre posting on other places, I woսld lime to follow everything
    fresh you һavve to post.Would you list of every one of your communaⅼ sites liike yyour
    twitter feed,FaceЬook page or lіnkedin profile?

    Here is my blig post … Hiya heavy metals