Angra inicia campanha de vacinação local contra a gripe Influenza

0
180

Vacinação é gratuita e será feita nos postos do Saúde da Família | Foto: Arquivo/PMAR

A secretaria municipal de Saúde de Angra começará nesta quarta-feira, 12, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, inicialmente nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) da cidade, das 9h às 16h, com livre demanda. Será necessário apresentar cartão de vacina, cartão do SUS e CPF. O público-alvo desta ação são idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, portuários e pessoas com deficiência permanente.

O imunizante evita complicações relacionadas ao vírus causador da gripe Influenza, que tem sintomas muito semelhantes aos da Covid-19, reduzindo o número de internações e óbitos em decorrência de infecções causada pelo vírus. Pessoas que estejam com quadro de febre devem aguardar até o fim dos sintomas para serem vacinados. A vacinação é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores.

No Rio de Janeiro, a campanha começou na segunda-feira, 10. A secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) identificou aumento de atendimentos a casos de síndrome gripal nas últimas semanas nas UPAs da rede estadual, com uma média de 1.100 atendimentos por dia. Também houve um aumento de atendimentos pediátricos, com casos de bronquiolite. No início de fevereiro (semana epidemiológica 5), a média diária de atendimentos a casos de síndrome gripal nas UPAs da rede estadual era de 548. Na última semana de março (semana epidemiológica 13), essa média saltou para 1.357 atendimentos.

A meta é que sejam imunizadas 6,9 milhões de pessoas, atingindo assim pelo menos 90% de cobertura vacinal de cada um dos grupos prioritários, como recomenda o Ministério da Saúde. 

A vacina contra a Influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário