Angra inicia 2ª avaliação diagnóstica de escrita para alunos do 1º e 2º ano

0
240

ação integra o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC) e visa avaliar o nível de escrita dos alunos, identificando áreas que necessitam de reforço | Foto: Divulgação / PMAR

A Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN) de Angra dos Reis deu início, nesta segunda-feira (24), à aplicação da 2ª Avaliação Diagnóstica por Nível de Escrita dos estudantes do 1º e 2º ano da rede pública municipal de ensino de 2024. Esta iniciativa tem como objetivo avaliar o nível de escrita dos alunos, identificando áreas que necessitam de reforço e contribuindo para o aprimoramento do processo de alfabetização. A ação faz parte do Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC) e será realizada até o dia 5 de julho.

Essa avaliação ocorre em três momentos durante o ano letivo: a primeira foi realizada em fevereiro, a segunda está sendo aplicada agora, no final do primeiro semestre, e a terceira será realizada no final do segundo semestre. O propósito dessa avaliação diagnóstica é verificar se os estudantes adquiriram as habilidades relacionadas à alfabetização, identificar dificuldades de aprendizagem que precisam ser trabalhadas e orientar o planejamento pedagógico para atender às necessidades de cada aluno.

A avaliação é conduzida individualmente pelos professores, que registram aspectos relacionados à escrita e à leitura de cada aluno. As palavras utilizadas na avaliação são retiradas dos textos previamente trabalhados no material estruturado.

Sobre o PAAIC

O Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC) é uma iniciativa municipal que tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade adequada, proporcionando uma base sólida para o aprendizado contínuo.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.