Angra inaugura centro especializado para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista

0
120

Cetea tem capacidade para atender 300 pessoas. / Foto: Divulgação PMAR

Na última quarta-feira (25), Angra dos Reis ganhou um importante reforço na área da educação e saúde com a inauguração do Centro Educacional para Transtorno do Espectro Autista (Cetea). Localizado na Avenida Almirante Júlio César de Noronha, no bairro São Bento, o espaço tem capacidade para atender até 300 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, 136 alunos já estão matriculados, entre transferências da Unidade de Trabalho Diferenciado do Transtorno do Espectro Autista (UTD-TEA) e novas inscrições.

A nova unidade conta com uma infraestrutura moderna e adaptada, distribuída em dois andares com sete salas de aula climatizadas, equipadas com materiais didáticos e recursos para atividades de musicoterapia. Além disso, o Cetea oferece um refeitório, cozinha, copa, três banheiros, salas de recursos e de reuniões, e conta com uma equipe técnica especializada. A acessibilidade também é garantida com a instalação de um elevador.

O atendimento no Cetea será realizado no contraturno escolar, com cada aluno recebendo uma hora de acompanhamento diário, das 7h30 às 17h30. A equipe multidisciplinar do centro é composta por 28 profissionais, incluindo professores, pedagogos, monitores de educação especial, assistente social e fonoaudióloga, além de zeladores e equipe de apoio.

As inscrições no Cetea podem ser feitas mediante apresentação de laudo médico na escola regular da rede pública municipal em que a criança com TEA estiver matriculada. A documentação é enviada diretamente à direção do centro pela própria escola.

Para mais informações, os responsáveis podem entrar em contato pelos telefones (24) 3377-1964 ou via WhatsApp pelo número (24) 3377-2706.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.