Na festa do Centro Cultural, Angra ganha seu Fundo de Cultura

0
506

Inaugurado no dia 24 de maio de 2000, o Centro Cultural Theophilo Massad (CCTM) completou 18 anos de existência com uma festa de aniversário movimentada e o anúncio de um presente importante à população e aos artistas do município: a criação do Fundo Municipal de Cultura.

Os festejos, organizados pela secretaria executiva de Cultura, começaram na quarta-feira, 23, um dia antes da data do aniversário, e foram estendidos até sábado, 26, com dança, música e teatro. As apresentações aconteceram no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, gratuitamente.

Na quinta-feira, 24, quando o CCTM comemorou oficialmente o aniversário, o prefeito Fernando Jordão (MDB) assinou a lei relacionada ao novo financiamento cultural, que promete não apenas democratizar e também profissionalizar ainda mais a área, mas, principalmente, oferecer respeito aos artistas.

— Esse fundo fará com que os artistas parem de ficar com o pires na mão. Estou muito feliz de estar participando deste momento, assinando algo que todo movimento cultural queria, um Fundo Municipal de Cultura. Com isso os artistas podem elaborar projetos e democraticamente a gente, através de uma comissão, selecioná-los — destacou o prefeito.

O Fundo Municipal de Cultura é um instrumento utilizado na intenção de integrar o município ao Sistema Nacional de Cultura. Em Angra, ele já foi iniciado com um aporte de R$ 500 mil feito pela prefeitura e, a partir de agora, o município poderá receber transferência de recursos do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e de empresários.

Editais — Em pouco tempo serão lançados editais para peças de teatro, grupos musicais, escolas de música, espetáculos de dança e artes plásticas, entre outros. Todas as áreas culturais poderão ser contempladas com dinheiro advindo do fundo.

Um dos mais importantes espaços culturais da cidade, o CCTM foi construído no local que abrigava o antigo galpão da fábrica de pescado OVAR, após mais de duas décadas de intensa luta do movimento cultural. Dono de uma arquitetura inspirada no passado colonial, ele possui quatro espaços: Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, Sala de Vídeo, Sala de Música e Ensaios Maestro Galloway e Salão de Exposição e Artes Plásticas e Visuais Felício D’Andréa Neto. Durante todo o ano, o CCTM tem atividades e programação variadas, incluindo teatro, shows musicais, exibições de vídeo, exposições e oficinas.

Fotos: Divulgação / PMAR

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

Nenhum Comentário