Angra dos Reis foi novamente a cidade do Sul Fluminense que deu a mais larga vitória ao presidente candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição. A exemplo do primeiro turno, Bolsonaro teve mais de 66% dos votos na cidade. Foram 65.638 votos contra 32.899 dados a Lula (PT), o equivalente a 33,39%. Em Paraty, Bolsonaro também venceu Lula só que por diferença menor (62,7% contra 37,21%).
Em Mangaratiba, a vantagem do atual presidente também foi superior a 60%, com 17.984 votos contra 10.142 dados da Lula.
Nas cidades da região Costa Verde, o presidente eleito teve vitória apenas em Rio Claro, onde bateu o candidato da direita por diferença de 3%, obtendo 5.989 votos contra 5.673 dados ao presidente em busca de reeleição.
Apesar da vitória de Lula da Silva no segundo turno das eleições, Jair Bolsonaro venceu a disputa em 16 dos 24 municípios do Sul do Rio e Costa Verde , enquanto Lula ganhou em oito cidades.
Se em Angra, a diferença foi a maior entre as 24 cidades a favor de Bolsonaro, na cidade de Rio das Flores foi Lula quem venceu por ampla margem, obtendo 64,6% dos votos. Ele também venceu em Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Pinheiral, Quatis, Três Rios e na cidade de Valença.
Políticos da região repercutem resultado da eleição nacional
Autoridades e políticos da região usaram as redes sociais para repercutirem o resultado da disputa de segundo turno que deu a vitória ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Não houve contestação ao resultado e, em geral, a maioria preferiu apenas parabenizar e manifestar sucesso ao futuro governo. Mesmo bolsonaristas empedernidos como o prefeito de Angra, Fernando Jordão (PL), foram discretos na comemoração.
— Agradeço o apoio e empenho de todos na campanha do presidente Bolsonaro. Respeito a decisão da maioria dos brasileiros e seguirei buscando o melhor pel desenvolvimento de e pelo bem estar — resumiu Fernando.
Nas redes sociais, houve lembranças ao fato de que Fernando já declarou apoio à ex-presidente Dilma (2011/16) quado era deputado federal pelo MDB.
Célia Jordão (PL), deputada reeleita, seguiu a linha do marido e após agradecer aos votos pró-Bolsonaro, disse respeitar o ‘desejo da maioria’ e que o Brasil é ‘gigante’.
Venissius Barbosa (PATR), que disputou eleição ao Congresso em outubro, foi além da comemoração.
— Ontem assistimos o resultado da eleição mais disputada da história. (…) acredito que o novo presidente, com a sua experiência vai unir novamente o país, e colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento. Teremos a frente do país um político que tem grande conexão com o povo e com a experiência de dois mandatos, acredito de verdade que fará um mandato para o brasileiro se orgulhar — escreveu Veníssius.
Ele lembrou que a Costa Verde não terá um representante no Congresso nos próximos 4 anos, que possa lutar pelas pautas relevantes para a população.
— Em dois anos teremos eleições municipais, e uma nova oportunidade de fazer valer o nosso desejo por mudança — finalizou.
Publicado antes na edição impressa (nº 370) | Fotos: Divulgação
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: