Rede pública municipal de Angra tem mais de 30 mil vagas | Foto: Luis Lara/PMAR

A Educação pública de Angra dos Reis recebeu esta semana o Selo Ouro do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), do Ministério da Educação. A conquista é um reconhecimento aos resultados alcançados pela cidade por meio do Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC), ação do governo federal replicada pelas prefeituras.

De acordo com a prefeitura angrense, o Selo Ouro é uma certificação dada às gestões municipais e estaduais que cumprem critérios rigorosos para assegurar a alfabetização de qualidade. Angra recebeu nota máxima na avaliação do MEC, que incluiu vinte critérios em cinco áreas: ações estruturantes e integração com o território estadual; institucionalização da política de alfabetização; implementação dessa política; formação docente e distribuição de materiais didáticos complementares. Além de Angra, 36 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro receberam o mesmo Selo.

— A conquista do Selo Ouro simboliza o sucesso das políticas públicas educacionais do município e reforça o nosso Programa de Alfabetização na Idade Certa como referência em alfabetização de qualidade. Investir na alfabetização é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento de Angra. O PAAIC prova que é possível transformar a educação pública, garantindo oportunidades para que cada estudante aprenda na idade certa. Esse é o nosso compromisso: manter a educação como prioridade para o crescimento do município — destacou o prefeito angrense, Fernando Jordão (MDB).

A versão angrense do programa de alfabetização na idade certa foi desenvolvido como política pública municipal após a adesão da prefeitura ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do governo federal. O objetivo é potencializar os processos de alfabetização e garantir que todos os estudantes da rede pública municipal sejam alfabetizados na idade correta, até o final do 2º ano do ensino fundamental. O programa possui um material didático exclusivo, com cadernos desenvolvidos pelos profissionais da rede pública, respeitando as especificidades culturais e regionais do município.

Ao longo do ano, o PAAIC implementou ações determinantes para o sucesso do programa. Entre essas iniciativas, destacam-se as coordenações quinzenais realizadas com professores, que proporcionaram momentos de planejamento e formação continuada. Os professores também contaram com suporte técnico contínuo oferecido pelo Núcleo de Alfabetização da secretaria de Educação, que acompanhou e ajustou estratégias pedagógicas conforme as necessidades das turmas.

— Essa certificação ressalta o impacto positivo do PAAIC, que se firmou como um programa eficiente na promoção de uma alfabetização inclusiva e de qualidade. É um reconhecimento do compromisso de todos os envolvidos na educação municipal, desde professores e gestores até as equipes técnicas. Seguiremos fortalecendo esse trabalho para consolidar Angra como referência em alfabetização — afirmou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.