Angra e Paraty terão comemorações em homenagem ao dia de Iemanjá

0
17

Celebrações unem praticantes de cultos afros na região | Foto: Arquivo/PMAR

Angra dos Reis e Paraty terão celebrações e comemoração com homenagens à Iemanjá, figura central em várias religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. As festas serão no domingo, 2, dia dedicado à orixá dos mares e oceanos, também associada à fertilidade, ao cuidado maternal e à proteção.

Em Angra, pela primeira vez haverá eventos no continente e na Ilha Grande, especificamente na vila do Abraão, a partir das 9h. No Centro da cidade, os festejos serão na praça Zumbi dos Palmares, às 14h. A data contará com uma programação cultural e religiosa e show do cantor Pablito, no Abraão; e do grupo Tambores da Cidade no continente. O grupo musical Juremeiros vai se apresentar nas duas localidades. A programação detalhada e os horários não foram divulgados.

A celebração contará ainda com danças, cantos e procissão no mar com distribuição de oferendas à Iemanjá com materiais não poluentes ao meio ambiente.

Festa em Paraty será na praia do Pontal
A festa a Iemanjá em Paraty no domingo, 2, é organizada em articulação com as casas de matriz africana da cidade e o apoio da prefeitura local.

Este ano o cortejo teve alterações para assegurar maior chance de participação do início ao fim. O grupo cultural Mutuan promete encantar o público com uma apresentação vibrante trazendo à tona ritmos e movimentos que celebram a rainha do mar e conectando a ancestralidade com expressões contemporâneas da fé.

Festa de Iemanjá | Paraty (2 de fevereiro)
8h – Concentração no largo Santa Rita
9h – Cortejo, saindo do largo Santa Rita, percorrendo as ruas do Centro Histórico em direção à praia do Pontal.
10h – Entrega das oferendas na praia do Pontal
10h30 – Apresentação do Grupo Mutuan na praia do Pontal
11h30 – Encerramento

Representação feminina — Iemanjá é representada como uma mulher majestosa, vestida de azul e branco, emergindo das águas. Ela é celebrada em várias festas ao longo do ano, especialmente no dia 2 de fevereiro e na passagem de ano, quando muitos devotos oferecem flores, presentes e velas em homenagem a ela, principalmente nas praias.

Além do Brasil, Iemanjá também é venerada em outras partes da América Latina e do Caribe, onde é conhecida por nomes como Yemayá na santería cubana. Sua influência cultural é profunda, refletindo a rica herança africana e a síntese de tradições religiosas no continente americano.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.