Tudo será como antes no Carnaval de rua em Angra dos Reis. Após dois anos sem folia, a cidade retomará este ano a maior programação de blocos de rua do interior do Estado, tendo como principais atrações a irreverência e a animação dos foliões angrenses e turistas.
Na programação oficial da folia há dezenas de desfiles confirmados em diversos pontos da cidade, incluindo a Ilha Grande, onde o trio elétrico de praxe é substituído por um carrinho menor e som bem potente.
— Além dos blocos que constam na programação, haverá outros pelos bairros. Opção não vai faltar para os moradores e turistas que estiverem visitando a cidade. Teremos também a Estação Folia, no Cais Santa Luzia, onde haverá matinês e apresentações musicais — contou o secretário de Eventos, João Willy.
Como manda a tradição, o carnaval na cidade começa na quarta-feira, 15, às 19h, com o Bloco da Feliz Idade desfilando pelo Centro. O fechamento da festa do Rei Momo ficará sob a responsabilidade do Galera do Rock, que tem a previsão de sair às ruas a partir das 23h da terça-feira, 21.
O domingo, 19, será o dia com mais opções de blocos. Ao todo serão 17, que vão do pagode ao samba raiz, passando pela música eletrônica. E a festa em Angra não acontecerá somente à noite, muitas agremiações vão animar os foliões também durante o dia. É só se programar e aproveitar.
— Angra é a cidade do interior do estado com mais blocos de rua. Tem de tudo um pouco, para todos os gostos, em diversos horários. É uma diversidade fantástica. O carnaval é isso, uma cultura popular e democrática — lembra o secretário de Cultura, Andrei Lara.
Como não houve festejos em 2021 e 2022, a empolgação e a alegria dos organizadores será em dose tripla.
— Estamos aguardando um grande carnaval e esperamos que o tempo fique firme. Estão todos ansiosos e felizes com a volta da folia — afirmou Conceição Brasil, presidente da União dos Blocos Tradicionais de Angra e líder do Feliz Idade.
O Carnaval é organizado pelas secretarias de Eventos e de Cultura, com o apoio da Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar), da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Libcar) e da União dos Blocos Tradicionais da Cidade de Angra (Ubtar). Os blocos incluídos na programação oficial terão a infraestrutura básica fornecida pelo governo municipal, sem custos com carro de som, equipamentos e segurança. Os foliões também poderão contar com banheiros químicos instalados próximo ao trajeto dos blocos.
Confira a programação oficial da prefeitura aqui.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.