A comunidade do Bracuí, em Angra dos Reis, recebe no próximo sábado, 25, a XVI Romaria da Terra e das Águas, evento ligado a pastorais sociais da Igreja Católica e que começou a ser organizado ainda durante o período mais agudo da pandemia. A expectativa é receber mais de 1,2 mil romeiros de várias partes do Estado em um evento que une a religiosidade e a luta por direitos sociais como terra e liberdade.
As Romarias da Terra têm um longo histórico de presença na Igreja Católica, sobretudo nos anos 80 e 90. O evento ocorre regularmente e pretende ser um convite a ‘unirmos o povo que acredita que terra e água são direitos, não mercadorias’.
Em Angra, o evento terá início às 7h com a chegada dos visitantes ao acesso até a região do Quilombo de Santa Rita do Bracuí, em Angra. O percurso de 4Km será feito a pé. O evento é realizado pelos povos tradicionais (quilombolas, indígenas e caiçaras), em parceria com a Igreja Católica (Pastoral da Terra).
— Realizar a Romaria em território de Povos Tradicionais é tê-la como um espaço de denúncia contra todo domínio e exploração, contra a compreensão enganosa da posse e do uso da terra em benefício de poucos. Não é uma luta fácil, pois é uma luta contra os poderosos, travada por indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, povos de terreiro, povo cigano, pequenos agricultores e tantos outros que sofrem com a opressão — diz o texto base do evento.
Programação da XVI Romaria da Terra e das Águas:
7h – Chegada e acolhida aos visitantes | Café da manhã
9h40 – Parada II | Memória de todas as lutas pela posse da terra e contra especulação imobiliária
10h20 – Parada III | Defesa da educação e do meio ambiente
11h – Parada IV | Troca de experiências e vivências de lutas
11h40 – Parada V | Relatos ancestrais da história do quilombo e homenagem aos mártires
12h30 – Parada VI | Celebração Ecumênica Inter-religiosa e eventos culturais
Orientações importantes:
- Traga água e um lanche para a caminhada
- Use roupas confortáveis, sapato e chapéu de palha ou boné
- Se for alérgico(a) traga repelente de mosquitos
- Traga instrumentos musicais
- Pode levar faixa e bandeiras (desde que não seja de partidos políticos)
- Identifique seu ônibus antes da partida
- Coloque crachá de identificação nas crianças
- Evite bebidas alcóolicas
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também: