Organizado pela FGV, webinar contou com apresentação da Secretaria de Educação. | Foto: Divulgação/PMAR

Na última segunda-feira, 14 de outubro, o município de Angra dos Reis apresentou sua experiência na área de alimentação escolar durante um webinar organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE). O evento foi transmitido pelo canal da FGV no YouTube e reuniu representantes de diversas cidades participantes do projeto Qualificação Direta em Primeira Infância (QDPI), iniciativa da Petrobras em parceria com a FGV DGPE, que desde 2021 apoia a gestão da educação infantil em 15 municípios do Nordeste e Sudeste.

A apresentação de Angra dos Reis foi conduzida pela assistente de Educação Infantil e Alfabetização, Melina Rocha, líder do projeto QDPI. Ela detalhou a gestão da alimentação escolar no município, destacando o acompanhamento dos cardápios e das estatísticas de alimentação nas creches e pré-escolas, acessíveis no site oficial da prefeitura.

“Esse projeto oferece assessoria técnica ao município, auxiliando na análise de dados, resolução de problemas e planejamento de ações, para garantir a qualidade da educação infantil. Hoje, compartilhamos as práticas de Angra dos Reis com outros municípios, oferecendo um modelo que pode inspirar outras cidades”, explicou Melina.

As escolas de Angra dos Reis garantem a oferta de todos os alimentos necessários ao longo do dia, sem que as crianças precisem trazer refeições de casa. O cardápio segue rigorosamente as diretrizes de proibição de açúcar e alimentos ultraprocessados, promovendo uma alimentação saudável e adequada ao desenvolvimento infantil.

Desde o início do programa, em 2022, Angra dos Reis implementou diversas melhorias, como a adaptação dos cardápios às necessidades nutricionais e atividades pedagógicas das crianças, além de garantir a diversidade alimentar. O município também ajustou os horários das refeições para aumentar a aceitação, realizou testes de aceitabilidade, divulgou cardápios online, treinou as equipes de alimentação e promoveu encontros com nutricionistas para conscientizar as famílias.

“Os resultados são motivo de orgulho. Todo o trabalho estratégico realizado fortalece ainda mais nosso compromisso em continuar nessa direção”, afirmou o secretário de Educação, Paulo Fortunato, que também participou do evento.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
A missão do Tribuna Livre é levar informação relevante aos nossos leitores. Fortaleça nosso trabalho, assinando a edição impressa neste link.