Angra tem baixos níveis de esgoto coletado e tratado | Foto: Divulgação/PMAR

Anunciada em julho deste ano, já no limite para o início da campanha eleitoral municipal, a liberação de R$ 225 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, para investimento em saneamento na Japuíba, foi tratada então com desdém pelo município. Por tratar-se de financiamento (e não dinheiro a fundo perdido), a conquista efetiva dos recursos depende de ação do governo municipal, o que não havia acontecido publicamente até agora. O governo até então sequer havia emitido nota a respeito do anúncio feito pelo próprio presidente Lula (PT). Agora, na antessala da posse do prefeito eleito Cláudio Ferreti (MDB), parece que a situação mudou.

Na terça-feira, 3, a prefeitura de Angra finalmente confirmou interesse nos R$ 225 milhões e iniciou efetivamente a negociação para a liberação dos recursos, já sob a liderança da equipe de Ferreti. Durante reunião em Brasília, representantes do governo eleito foram ao secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, e confirmaram o desejo de buscar o dinheiro prometido em julho. O financiamento exige contrapartida do município em 5% do valor total, e precisa ser aprovado pela Caixa Econômica Federal, instituição financiadora.

— Estamos mais uma vez em Brasília buscando parcerias e investimentos para ampliação e melhoria dos serviços de tratamento de esgoto. Agora demos um passo importante para que o sistema da cidade evolua — indicou o atual secretário de Planejamento de Angra, André Pimenta.

 Agora, a prefeitura reunirá a documentação necessária para apresentar ao Ministério das Cidades até fevereiro de 2025. O próximo passo é negociar o financiamento com a Caixa e, após aprovação, iniciar o processo de contratação efetiva das obras, o que só deve ocorrer no segundo semestre do ano que vem.

Felipe Larrosa, atual presidente do Serviço de Água e Esgoto de Angra (Saae/RJ) adianta, no entanto, que os investimentos terão enorme impacto social e ambiental na região da Japuíba, se forem concretizados.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.

 Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo, o procurador do município, Erick Halpern, e Rodrigo Gouvea, convidado para assumir a pasta de Parcerias e Inovação Tecnológica na nova gestão.

Leia mais: