

A Prefeitura de Angra dos Reis vai apresentar, no próximo dia 30 de maio, um conjunto de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões durante evento na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. A iniciativa tem como foco atrair investidores e parceiros estratégicos para promover a modernização da infraestrutura urbana, aprimorar os serviços públicos e impulsionar o turismo no município.
Entre os destaques da programação está o anúncio da nova data para a licitação do Parque da Cidade, prevista para agosto de 2025, além da apresentação de quatro novas propostas: a concessão para construção e operação de um novo cemitério; a criação de um parque urbano com aquário na Praia da Chácara; a implantação de soluções de eficiência energética em unidades públicas de educação, saúde e assistência social; e o desenvolvimento do turismo histórico no continente.
No caso do Parque da Cidade, o projeto prevê a instalação de um teleférico ligando a Marina São Bento à parte alta do parque, além de estruturas para hospedagem, restaurantes, lojas de souvenires e áreas de glamping (acampamento de alto padrão). A proposta tem como objetivo transformar o espaço em um novo polo turístico e de lazer, valorizando uma das principais áreas verdes de Angra.
As quatro novas propostas entrarão em fase de consulta pública nas próximas semanas — etapa que antecede as audiências públicas e a publicação dos editais de licitação.
Segundo a Prefeitura, os projetos integram um programa estruturado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, que aposta nas parcerias com o setor privado como ferramenta para alavancar o desenvolvimento urbano e econômico do município.
— A apresentação na B3 será uma vitrine para mostrar ao mercado o potencial de Angra dos Reis como destino seguro para investimentos de longo prazo. Esses projetos são fundamentais para o crescimento da cidade, promovendo geração de empregos, ampliação de serviços e modernização da infraestrutura — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
Novos estudos técnicos em andamento
Além das concessões, a Prefeitura também lançou dois Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) neste mês. O primeiro é voltado à logística com drones, e o segundo ao desenvolvimento turístico da Orla do Retiro. Os PMIs permitem que empresas apresentem estudos de viabilidade que podem embasar futuros projetos municipais.
Na Orla do Retiro, o projeto prevê a requalificação urbana com construção de um calçadão turístico, uma rua coberta com lojas e restaurantes e um estacionamento com vagas para motorhomes. A proposta visa transformar o bairro em um novo polo turístico e gastronômico, valorizando seu potencial natural e ampliando as opções de lazer, mobilidade e negócios.
Já o projeto de logística com drones prevê a criação de áreas específicas para instalação de estruturas voltadas a pouso e decolagem de aeronaves não tripuladas utilizadas para entregas. Uma empresa já protocolou uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) nesse sentido. Agora, a Prefeitura abrirá consulta pública para verificar se outras empresas também desejam apresentar estudos de viabilidade para o projeto.
— Estamos construindo um portfólio completo e qualificado, capaz de atrair investimentos privados que impulsionem o desenvolvimento de Angra dos Reis de forma planejada. Essa apresentação na B3 é mais um marco estratégico para consolidar esse trabalho — afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.
Mais informações sobre os projetos e as etapas de consulta pública estão disponíveis no portal oficial de Parcerias e Investimentos da Prefeitura: https://ppp.angra.rj.gov.br.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.