Em uma ação inédita na cidade, o governo municipal começou a distribuir kits de uniformes escolares para os 21 mil alunos que integram a rede pública municipal de Angra dos Reis.
As primeiras entregas foram efetuadas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Jair Landim de Almeida, no Balneário, e no Cemei Daise Maria da Silva Vieira, na Japuíba, com a presença do prefeito Fernando Jordão.
O kit dos alunos da educação infantil até fundamental 1 é composto por nove peças, sendo três camisas, uma camiseta, um casaco, uma calça, duas bermudas – meninos –, dois shorts-saia – meninas – e um tênis – de velcro para os menores e de cadarço para os alunos mais velhos. Estudantes do fundamental 2 e EJA receberão quatro camisas e um casaco. Serão distribuídos ao todo 16 mil kits de nove peças e 5 mil de quatro peças.
– Vendo a necessidade das crianças, surgiu essa vontade no prefeito de entregar esses kits. Cada escola fazia blusas na malharia da sua comunidade, não havia uma padronização nos uniformes e nossa rede estava sem identidade. Agora, todas as 77 unidades terão os mesmos uniformes. Isso é uma conquista, é economia para a família e dá um sentido de rede – explica a secretária de Educação, Stella Salomão.
O prefeito recebeu o carinho da criançada durante a entrega dos primeiros kits de uniforme. Ele ressaltou que a ação faz parte de um projeto de socialização.
– Fiquei muito feliz em acompanhar algumas entregas. Nossa ideia é cada vez mais avançar na educação. Além de estarmos reformando e também construindo creches e escolas, estamos humanizando. A padronização vai garantir mais segurança com a identificação dos estudantes – afirma Fernando Jordão.
A iniciativa também foi comemorada pelos pais de alunos, que destacaram a importância do uniforme quanto à criação de uma identificação para os estudantes.
– Quando veio a solicitação dos tamanhos dos uniformes, nós ficamos todos ansiosos, aguardando por esse dia, porque iria ajudar muito. Identifica e também padroniza a criança em todos os lugares. Eu gostei muito, e como mãe representante, sei que todos os pais gostaram também – conta Erlaine Alves, mãe de um aluno do Cemei Jair Landim, no Balneário.
Fotos: Wagner Gusmão / PMAR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.