Visão dos morros do Centro de Angra dos Reis | Foto: Agência Brasil

Ambientalistas e entidades ligadas à proteção ambiental em Angra realizarão no próximo dia 23 de janeiro, uma Conferência Livre de Meio Ambiente para debater questões relacionadas ao ambiente da cidade e ante à ausência de convocação oficial do município de uma conferência oficial com o mesmo tema. O evento alternativo será no Colégio Nazira Salomão, no Centro, a partir das 16h30.

Para as entidades, a não convocação de uma conferência municipal para debater o ambiente da cidade e os seus muitos desafios constituem uma situação de ‘gravidade’. As pré-inscrições para o encontro das entidades podem ser feitas neste link.

O tema do encontro será ‘Angra dos Reis, as mudanças climáticas e a recorrência dos desastres naturais no município’, com foco em mobilizar a sociedade para refletir sobre a vulnerabilidade socioambiental do município, propor soluções e selecionar um representante para participar da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para o mês de maio. O evento ocorre também no âmbito da COP-30, em Belém do Pará, encontro mundial a respeito do clima.

Com uma história marcada pela ocupação desigual e com grande parte da população vivendo em áreas de risco, Angra dos Reis enfrenta desafios críticos decorrentes do aquecimento global, incluindo a elevação do nível do mar e eventos climáticos extremos, como deslizamentos e enchentes.

A conferência é promovida por várias entidades, incluindo a Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Associação Arquisabra de remanescentes de quilombos do Bracuí , Fórum de Comunidades Tradicionais, NEA-Aipim, UBUNTUFF, Diretório Acadêmico Florestan Fernandes/IEAR, CED, IEAR/UFF, MBV, NCS do Retiro, IPHAR e o Ecomuseu da Ilha Grande.

A programação da conferência inclui painéis de discussão, grupos temáticos e momentos de deliberação. Entre os destaques estão o painel de abertura, que abordará a situação de Angra dos Reis frente às mudanças climáticas e estratégias de prevenção, e os grupos temáticos focados em adaptação aos desastres e educação ambiental. O encerramento terá votação de propostas e a escolha de um delegado para a etapa nacional.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.