A secretaria de Educação de Angra dos Reis realizou esta semana, entre os dias 14 e 15, a segunda etapa da Avaliação Formativa do Sistema de Avaliação da rede pública municipal (Avaliar) em pelo menos 65 escolas. O exame visa traçar um diagnóstico da aprendizagem dos alunos e servir como instrumento para o planejamento de políticas públicas educacionais e ações pedagógicas. Na quarta-feira, 14, os alunos realizaram a prova de língua portuguesa e no dia seguinte, a prova de matemática.
— Cerca de 15 mil estudantes do 2° ao 9° ano do ensino fundamental realizarão a avaliação diagnóstica, por meio de testes externos produzidos pelo banco de itens do CAEd/UFJF. Este exame possibilitará medir as capacidades, habilidades e competências de nossos estudantes em cada ano de escolaridade — frisa Paulo Fortunato, secretário de Educação.
O Avaliar dará este diagnóstico individual do aprendizado dos alunos do município para que planejamento pedagógico para os próximos anos letivos possa levar isso em consideração. A avaliação é feita em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (CAEd/UFJF).
As avaliações são fruto ainda de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Centro de Educação da UFJF para apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens. A plataforma CAEd/UFJF reúne devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam a professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens.
— Estas avaliações são importantes para termos noção do que acontece na rede em termos de planejamento e andamento do desenvolvimento da aprendizagem. Serve para nortearmos o nosso trabalho e, quando necessário, dependendo do que se verifica em termos de resultados, fazermos as mudanças e os replanejamentos necessários — relatou Matuzalém da Paz, 54, professor Docente I da escola municipal Frei Fernando Geurtse (Marinas), em depoimento à assessoria de comunicação da prefetura.
Além da avaliação em larga escala e da avaliação formativa, a parceria com a Universidade Federal também possibilita a formação de gestores educacionais e desenvolve recursos, métodos e ferramentas que auxiliam na gestão das redes de ensino em um processo contínuo de inovação. Os resultados das provas serão divulgados em 30 dias. Os indicadores obtidos serão utilizados ainda este ano em ações realizadas pela secretaria de Educação.
— A partir dos indicadores gerados após o resultado das provas, será possível que escolas, equipes pedagógicas e docentes melhorem o olhar sobre seus estudantes, entendam suas reais necessidades e adotem contramedidas de recuperação de aprendizagem aos que mais necessitarem, corrigindo rumos e rotas pedagógicas ao longo do ano letivo. Esta ação, que já se tornou uma rotina em nossa rede, é importantíssima para o presente e o futuro da educação de nossas crianças — explica Fortunato.
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