Alunos da UTD Angra participaram da competição mundial | Foto: Divulgação/PMAR

Alunos com altas habilidades e superdotação de Angra dos Reis, que estudam na Unidade de Tratamento Diferenciado (UTD), conquistaram o primeiro lugar nacional em uma competição internacional de matemática em equipe conhecida como Purple Comet! Math Meet, realizada de forma on-line no início de maio. A equipe de alunos angrenses foi a primeira no ranking nacional e a 125ª na colocação mundial entre 653 turmas participantes.

A equipe angrense da UTD foi composta pelos alunos João Ricardo Almeida, Carlos Eduardo de Oliveira, Catarina Balduino Gazzo, Eric Gomes Leal, Leonardo da Silva Aboud e Rogério Carvalho da Silva, lideraod pelo professor de matemática Júlio Pontes.

A competição Purple Comet! Math Meet é um torneio anual de matemática que ocorre desde 2003 e é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio. Os problemas para solução variam em dificuldade, desde fáceis até extremamente desafiadores, com diferentes tempos para resolução.

As equipes são divididas em quatro categorias e cada tem um supervisor adulto registrado. As soluções para os problemas são enviadas on-line. Após o término do período de competição, as soluções e os nomes das equipes vencedoras são publicados no site da competição. O Brasil teve 86 equipes participantes, demonstrando talento e dedicação na resolução de desafios matemáticos.

— Ao conquistarmos o 1° lugar no Brasil, demonstramos nosso contínuo compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento dos estudantes da UTD. Essa conquista é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação tanto dos alunos quanto dos educadores que os orientam. Estamos profundamente honrados por essa conquista e ansiosos para continuar incentivando o talento e a paixão pela matemática em nossos alunos — comentou Luciana Badaró, diretora da unidade de ensino.

Outras equipes da UTD/Angra também foram bem na competição, com bons resultados. No 4º lugar nacional e 160º global ficaram os alunos Pedro Lucas Fausto de Castro, João Gabriel Martins, Luís Gabriel Souza e João Pedro Nunes Huguenin da Cunha, além de Henzo Miguel de Almeida Soares, Nicolas Conceição Sousa, Gabriel Freitas de Andrade e Calebe Pimenta da Silva Marciano. Outros alunos destaques foram Tiphany de Araújo Pereira Teixeira, Julya Victória Vasconcelos, Lucas Coelho, Adrian Hofmann Vieira, Lucas Figueiredo Lopes, Emanuel Magalhães Chaves, João Pedro Rodrigues, Milena Teixeira de Oliveira e Marllon Schueng Vieira Tavares.

No novo lugar brasileiro e 194º global ficaram Isabella Domingos Pereira Graciano, Wenderson Ernandes Silva dos Santos, Emanuel Souza Silva, João Lucas Santos da Silva, Narlin Gabriel de Assis de Oliveira e Emily Passos Pereira da Silva.

A equipe formada por Davi do Carmo da Costa, Matheus Paiva Monteiro, Lanna Carla dos Santos Ribeiro, Artur de Lima Theodoro, Ana Alice Mamédio dos Santos e Antônio Marcos Silveira de Freitas Ferreira ficou em 13º lugar no Brasil e no 293º lugar em nível mundial.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.