Na Aldeia Sapukai, situada em Bracuí, na região Costa Verde, em Angra dos Reis, a Associação Indígena do Bracuí e o Movimento Baía Viva uniram esforços para realizar o 4º Mutirão Agroflorestal Comunitário. O evento teve como objetivo principal o reflorestamento, a segurança alimentar e a justiça climática nos territórios indígenas e de comunidades tradicionais.
Com uma expressiva participação da comunidade local, o mutirão englobou diversas atividades, incluindo uma oficina de meliponicultura para a produção de mel orgânico. Nessa oficina, a comunidade se envolveu na montagem das caixas de abelhas sem ferrão. Além disso, foram realizadas ações de restauração ecológica da Mata Atlântica, plantio de árvores frutíferas e de alimentos saudáveis para promover a segurança alimentar e nutricional, bem como atividades de educação ambiental de base comunitária e sobre justiça climática.
A Prefeitura de Angra dos Reis desempenhou um papel fundamental no evento, por meio das secretarias de Agricultura, Aquicultura e Pesca, e de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Contribuiu com o fornecimento de sementes e mudas, materiais para plantio como bandejas, saquinhos porta-enxerto e tubetes, além de oferecer auxílio no plantio, transporte de materiais e assistência técnica. O mutirão também recebeu apoio do Fundo Casa Socioambiental e da Fundação Oswaldo Cruz.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.