

Uma ação social realizada no último sábado (12) no CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard, no Parque Mambucaba, levou diversos serviços gratuitos à população atingida pelas fortes chuvas na região. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro – por meio do 9º Núcleo Regional de Tutela Coletiva – e o Detran-RJ.
Ao longo do dia, das 9h às 15h, foram contabilizados 296 atendimentos. Entre os principais serviços oferecidos estavam a emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, agendamento para a retirada da nova carteira de identidade, assessoria jurídica e orientação sobre processos judiciais.
— Nós, da Defensoria Pública, estivemos no Parque Mambucaba para atender a população atingida pela enchente. Estivemos junto com o Detran e o município para oferecer orientação jurídica e acesso à documentação — explicou o defensor público André Lopes.
A ação teve como foco facilitar o acesso da população a documentos essenciais perdidos durante a enchente. Moradores da região aproveitaram a oportunidade para resolver pendências burocráticas e regularizar sua situação civil.
— Eu vim aproveitar porque perdi meus documentos com essa enchente. Consegui a certidão de divórcio, que é muito difícil de obter e também custa caro — contou Derlange Moraes, operadora de caixa.
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio das secretarias do Parque Mambucaba e de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, foi responsável por toda a estrutura montada para receber os moradores e garantir o atendimento com dignidade.
— Essa ação é muito importante para ajudar nossa comunidade a se reerguer. Muitas pessoas perderam seus documentos na enchente, e garantir o acesso à segunda via é um passo importante para que possam retomar sua rotina com dignidade e exercer plenamente sua cidadania — afirmou o secretário-executivo do Parque Mambucaba, Heraldo França.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.