Ações de abordagem acontecem todos os dias | Foto: Luiz Lara/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis intensificou as ações de abordagem social para atender a população em situação de rua no município. Com uma equipe multidisciplinar, que envolve as secretarias de Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Serviço Público, Saúde e policiais militares, a iniciativa oferece acolhimento, abrigo e apoio àqueles que desejam retornar às suas famílias. Desde o início do ano, mais de 600 abordagens já foram realizadas, com plantões diários, incluindo finais de semana.

O trabalho da equipe, vinculada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), visa identificar pessoas em situação de vulnerabilidade e encaminhá-las para serviços de assistência e de saúde. As ações são concentradas em locais de maior circulação, como praças e áreas públicas, garantindo o acesso a direitos básicos e promovendo a reintegração social. A abordagem é feita de forma humanizada e estruturada, visando um suporte integral.

Para aqueles que aceitam o acolhimento, o município disponibiliza o Centro de Atenção à População em Situação de Rua (CAPR), localizado no Bracuí. O espaço oferece estadia com privacidade, seis refeições diárias, banho quente, atendimento médico, apoio na obtenção de documentos e assistência de uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, auxiliares de enfermagem e agentes sociais. O CAPR possui quartos separados para mulheres, homens e famílias, com capacidade para atender até 30 pessoas, proporcionando um ambiente seguro e digno.

A secretária de Desenvolvimento Social, Thaisa Bedê, destacou que o objetivo do CAPR é promover melhores condições físicas e emocionais para os acolhidos, incentivando a reconstrução de suas vidas e o retorno ao convívio social. Além disso, a população pode contribuir entrando em contato com a equipe de abordagem pelos telefones: (24) 99263-0699 (abordagem diurna) ou (24) 99269-0184 (durante a noite).

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.