Clubes e academias reabrem em Angra com as regras do ‘novo normal’

0
969

Após quatro meses com a maior parte do comércio e serviços fechados para evitar a proliferação do novo coronavírus, as cidades de Angra dos Reis e Paraty voltam aos poucos a uma certa normalidade. Clubes e academias puderam reabrir com a condição de inúmeras mudanças na rotina de funcionamento. A entrada com máscara é obrigatória, as salas devem ser arejadas, esportes de contato ainda estão proibidos e os alunos precisam respeitar um distanciamento mínimo entre eles. Os equipamentos devem ser higienizados periodicamente e todos os frequentadores vão ter a temperatura verificada na entrada do estabelecimento.

A ProQuality do Parque Mambucaba fechou antes do decreto municipal, por entender que o momento pedia atenção. Durante o período em que esteve fechada acompanhou o modelo de outros países e criou um protocolo próprio, mais restritivo, para ser seguido pelos funcionários e frequentadores. De acordo com o proprietário da Pro Quality, Eduardo Guimarães, a união dos gestores do mesmo segmento foi fundamental para chegarem preparados ao momento da reabertura.

— Oferecemos saúde e temos certeza do papel fundamental que temos para o bem-estar da população. Me reuni com os gestores da H&D, Tribo Fitness e Revitalizze para que juntos pudéssemos adotar as melhores medidas possíveis. Decidimos que a segurança de nossos frequentadores é maior do que qualquer concorrência — explica Eduardo, ao frisar que sabidamente a prática de atividade física é um dos potencializadores do sistema imunológico do indivíduo e, hoje, acredita que é possível oferecer um ambiente mais seguro para a prática das atividades.

Esportes — O Clube Campestre também criou protocolos. Reabriu em 1º de agosto, com inúmeras modificações na rotina. Todos os funcionários e colaboradores foram treinados para esse ‘novo normal’, placas com avisos de alertas foram instaladas (foto), disponibilizado álcool 70% para os sócios e a utilização de tapete higienizante. Apenas algumas práticas esportivas estão liberadas, como tênis e vôlei em dupla e a piscina para natação, seguindo as normas estabelecidas pela Federação de Natação. Futebol e judô ainda estão suspensos.

Em Praia Brava o Clube Náutico deve reabrir ainda em agosto também com medidas restritivas. Para frequentar a academia apenas com horário marcado e com treino de, no máximo, 45 minutos limitados para até cinco alunos. Piscina apenas para natação e hidroginástica. Continuam suspensas as atividades que envolvam contato físico e aglomeração como artes marciais, futebol, uso da churrasqueira e do salão de festas.

A ProQuality Mambucaba é parceria no caderno Tribuna Mambucaba

Apesar da reabertura dos espaços, os especialistas alertam que a pandemia ainda não acabou. E que o Brasil ainda vivencia altos índices de morte em diversas cidades. A necessidade de fazer exercícios físicos, se encontrar com os amigos e voltar a uma vida normal não pode ultrapassar os limites dos cuidados que todos devem ter consigo, familiares e pessoas próximas. O uso de máscaras de forma adequada (cobrindo o nariz e a boca), lavar as mãos com frequência e manter o distanciamento mínimo de 2m são fundamentais para que o índice de contaminação não suba, provocando um novo fechamento do comércio e medidas restritivas de circulação em espaços públicos.

Reportagem/Fotos: Tatiane Cardoso

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Mambucaba (nº 8)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/opiniao-o-turismo-comprometido-com-abertura/

Nenhum Comentário