Atividades coordenadas pela Prefeitura seguem até o fim do mês. | Foto: Divulgação/PMAR

A prefeitura de Angra iniciou na terça-feira, 1º, as atividades do Abril Marrom, campanha nacional de conscientização sobre saúde dos olhos e prevenção à cegueira. Com o tema ‘Enxergue essa causa’, a iniciativa terá ações em diversos bairros durante todo o mês, abordando doenças como glaucoma, catarata e retinopatia diabética.

O lançamento ocorreu na praça Codrato de Vilhena, no Centro, com a presença do prefeito Cláudio Ferreti (MDB), que visitou as obras de acessibilidade na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev).

—Nosso governo é voltado para as pessoas. Queremos uma população saudável, com acesso a tratamento e oportunidades — destacou o prefeito no evento.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 60% dos casos de cegueira podem ser evitados com diagnóstico precoce. Doenças como glaucoma, que não apresenta sintomas iniciais, e catarata, comum em idosos, serão foco das ações educativas.

A programação inclui palestras, testes de acuidade visual em unidades de saúde e oficinas sobre mobilidade urbana. As secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social trabalham em parceria com a Fundação Leão XIII, CAP, escola municipal de Deficientes Visuais e Apadev para levar informações à população.

— O Abril Marrom vai além da saúde ocular. É um convite à reflexão sobre empatia e construção coletiva de uma sociedade mais inclusiva. A iniciativa também alerta para a importância de consultas regulares ao oftalmologista — disse Thaisa Bedê, secretária de Desenvolvimento Social.

O laço marrom, símbolo da campanha, representa a luta contra a cegueira evitável. Em Angra, as ações buscam reduzir os casos de perda de visão e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual através de políticas públicas de inclusão.

Os moradores podem obter informações sobre a programação completa nas Unidades Básicas de Saúde (ESF’s) e no site da prefeitura. Durante todo o mês, serão intensificadas as ações de prevenção e conscientização sobre os cuidados com a saúde ocular.

ABRIL MARROM – PROGRAMAÇÃO
Ações gerais de conscientização

04/04 – 9h às 14h – Verolme – Faculdade Estácio
08/04 – 9h às 14h – Parque Mambucaba – Campo da Gringa (Dia do Braile)
10/04 – 9h às 14h – Japuiba – Praça Santos Dumont
14/04 – 9h às 14h – Serra D’água – Escola Dom Pedro l
17/04 – 9h às 14h – Garatucaia – Quadra
28/04 – 9h às 14h – Ilha Grande – Casa da Cultura Constantino Cokotós
30/04 – 14h – Câmara Municipal

Ações diversas com equipes de saúde

01/04 – 10h – ESF Abraão/Ilha Grande – Roda de conversa sobre o teste do olhinho e saúde ocular
08/04 – 9h – ESF Nova Angra 2 – Grupo de diabéticos (atendimento com nutricionista, fisioterapia e fonoaudiologia) e agendamento com oftalmologista
10/04 – 9h às 14h – ESF Glória/Peres – Conscientização e prevenção à cegueira
14/04 – 15h30 – ESF Marinas – Roda de conversa com pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
24/04 – 9h – ESF Matariz – Grupo de diabéticos e roda de conversa com orientações sobre saúde (aferição de pressão arterial, glicemia, solicitações de exames, vacinas e avaliação da saúde bucal)
28/04 – 8h – ESF Bonfim – Informações sobre prevenção da cegueira
29/04 – 9h30 – ESF Vila Histórica – Roda de conversa sobre saúde ocular e prevenção da cegueira para idosos, hipertensos e diabéticos
29/04 – 14h30 – ESF Boa Vista – Roda de conversa sobre saúde ocular e prevenção da cegueira para idosos, hipertensos e diabéticos

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.