Ante ao número crescente de casos de Covid-19 e à oscilação regular positiva quanto ao número de doentes desde o início da pandemia, em março, a prefeitura de Angra dos Reis achou prudente ampliar em 35% o número de leitos destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito na semana passada pelo prefeito angrense, Fernando Jordão (MDB), e confirmado nesta quarta-feira, 10. Agora são 120 leitos no Centro de Referência para tratamento de Covid-19, na Santa Casa, no Centro da cidade, e mais 15 no Hospital de Brava, em parceria com a Fundação Eletronuclear de Assistência Médica. Do total de 135 leitos, 45 possuem respiradores para atendimento intensivo.

Os novos leitos foram incorporados ao atendimento na terça-feira, 9, após uma inspeção do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Mucheli.

— Aumentamos a capacidade de assistência em saúde para tratamento da Covid-19 no município — destacou o secretário.

Fernando Jordão lembrou que a taxa de ocupação dos leitos hospitalares está sendo divulgada regularmente desde o início da pandemia. O número chegou a 65% do total, quando havia 65 pessoas internadas na Santa Casa. Nesta quarta-feira, 10, a ocupação estava em 42%, já com os novos leitos e 57 pessoas internadas. Infelizmente, Angra lidera o número de mortes confirmadas pela Covid-19 no Sul Fluminense, com 52 óbitos. O prefeito destacou ainda que o aumento do número de leitos permite tornar mais flexível o funcionamento do comércio e as medidas de quarentena e isolamento.

— O aumento do número de leitos nos dá uma margem de segurança maior para permitir a abertura de alguns segmentos da sociedade. Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade e controle sanitário para proteger a vida das pessoas. Preparamos a Santa Casa e as tendas, colocamos lavatórios nas ruas, estamos distribuindo máscaras para a população e testando as pessoas. Inclusive, tivemos uma reunião com o Ministério Público apresentando todas as nossas ações. Mas, cada um de nós tem que cumprir as medidas de segurança, fazendo a higiene e não saindo de casa sem máscaras — defende o prefeito.

Foto: Divulgação/PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/fernando-jordao-pede-envolvimento-da-populacao-com-as-medidas-de-isolamento/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome