O Tribuna Livre foi um dos órgãos de comunicação selecionados em todo o mundo para receber ajuda de um fundo da Google criado para apoiar projetos jornalísticos locais ou de alcance regional. A Google afirma ter recebido mais de 12 mil candidaturas vindas de mais de 100 países. Pelo menos 380 veículos de informação do Brasil serão beneficiados com o apoio. O Tribuna Livre receberá um apoio de US$ 5.000.

O Fundo Global de Emergência para Jornalismo (Journalism Emergency Relief Fund) foi criado através da Google Initiative News exatamente para ‘apoiar pequenas e médias organizações de notícias que produzem notícias originais para as comunidades locais’, como definem os seus promotores. O objetivo do Fundo é exatamente ‘apoiar a produção de jornalismo original para as comunidades locais para responder à situação da pandemia da Covid-19’, quando estes veículos e jornalistas se veem seriamente atingidos pela queda de receitas oriundas do mercado publicitário. O Tribuna Livre, obviamente, não é exceção, e teve queda acentuada de faturamento.

No Brasil, pelo menos 380 veículos e sites de comunicação terão apoio do Fundo Global de Emergência para Jornalismo. 90% dos veículos de comunicação apoiados têm menos de 20 funcionários. Também receberão apoio da Google Initiative News os jornais A Gazeta, de Vitória (ES), Amazônia Real, de Manaus (AM) e Mais Vertentes, de São João Del Rey (MG). Com o apoio recebido, o Tribuna Livre também beneficiará a manutenção do seu caderno especial Tribuna Mambucaba.

A seleção das propostas foi feita por profissionais da Google com conhecimento e experiência em publicações digitais e jornalismo.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome