Está em discussão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro um projeto de lei que pretende proibir o fornecimento de alimentos com açúcar nas instituições públicas e privadas de educação e ensino infantil.
O projeto 1676, de autoria do deputado Gustavo Tutuca, abrange as crianças com idade entre zero a seis anos e pretende assegurar seus desenvolvimentos nos aspectos físicos, psicológicos e intelectuais.
De acordo com Tutuca, a proibição do fornecimento de alimentos com açúcar nas escolas públicas e privadas pretende seguir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda a redução no consumo do açúcar tanto para adultos quanto para crianças.
– Precisamos garantir que a alimentação fornecida para nossas crianças nas instituições de ensino públicas e privadas sejam de qualidade, respeitando uma dieta equilibrada. Já está comprovado que o consumo de açúcar nos primeiros anos de vida pode viciar as papilas gustativas do bebê. A nossa intenção é, no que cabe ao Estado, preservar a qualidade de vida das crianças – destaca o deputado.
O projeto vai entrar agora na fase de discussão e aprimoramento nas comissões da Alerj antes de seguir para votação em plenário.
Foto: divulgação
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.