Pesquisa divulgada neste sábado, 15, no Jornal da Band, mostrou, pela primeira vez desde o início dos debates sobre a sucessão do presidente Lula, a pré-candidata do PT, a ex-ministra Dilma Roussef, à frente de seu principal adversário, o ex-governador José Serra (PSDB). A diferença é no photochart, dentro da margem de erro, mas uma sinalização importante de que os eleitores começam a compreender melhor o cenário eleitoral e estão iniciando o processo de análise as opções em curso na disputa presidencial.
Diga-se de passagem, a pesquisa é massagem ao ego já imenso o presidente Lula, o padrinho, patrono e único avalista da candidatura Dilma. Há um ano, mesmo nos círculos mais íntimos do petismo, houve quem duvidasse do desempenho da ministra como presidenciável. Vários ‘planos B’ chegaram a ser rascunhados, alguns considerando até candidatos de fora do PT. Mas Lula manteve-se impávido, esbanjando otimismo, como o fez esta semana em entrevista ao jornal espanhol ‘El País’, dizendo não crer em derrota nas eleições de outubro.
A pesquisa apressará decisões estaduais que poderão fortalecer ainda mais as posições atuais. No Nordeste, a vida está dura para José Serra. No Sul é Dilma quem patina. No Sudeste, curiosamente (já que Serra tem dois pés firmemente plantados em Minas e São Paulo), o certame aparece empatado. Partidos que gravitam no espectro do poder também dirigem suas decisões por conveniências de momento e, claro, expectativa de ampliar suas ‘posses’ no Poder central. Dificilmente apostarão em azarões.
Pesquisas, já escrevi aqui certa vez, são retratos de um momento. Não são definitivas. Apesar de o calendário eleitoral brasileiro estar adiantadíssimo, todos os debates devem ter um recesso no fim do mês com o início da Copa do Mundo da África. Ao fim do torneio, porém, o ‘bicho vai pegar’ de fato.
Veja detalhes da pesquisa na reportagem do jornal ‘Correio Braziliense’: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/05/15/politica,i=192595/PELA+PRIMEIRA+VEZ+DILMA+PASSA+SERRA+EM+PESQUISA+DE+INTENCAO+DE+VOTOS.shtml