A prefeitura de Angra dos Reis passará a contar a partir deste mês com duas novas secretarias cuja criação foi aprovada pela Câmara Municipal. Em votação na manhã desta quinta-feira, 12, os vereadores concordaram com o pedido do Executivo para criar a secretaria executiva da Ilha Grande e a secretaria executiva de Atenção Oncológica. A criação das duas estruturas administrativas já havia sido adiantada pelo prefeito Fernando Jordão (MDB) há algumas semanas.
— No início do governo a gente detectou que a Ilha Grande merecia e precisava ter uma secretaria específica para cuidar de todos os seus detalhes, inclusive saúde, educação, desenvolvimento econômico, pesca, turismo e saneamento. No ano passado, começaram as articulações para que a Ilha Grande fosse reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco e esta necessidade aumentou — admitiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello.
Ficarão sob a gestão da nova secretaria funções e cargos que já existem em outros setores da prefeitura como a subprefeitura da Ilha Grande, localizada na Vila do Abraão, e o operacional correspondente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
— Com trabalho e responsabilidade estamos superando as dificuldades e avançando, inclusive com a criação destas duas novas secretarias. A Ilha Grande agora é Patrimônio Mundial e isso aumenta mais a nossa responsabilidade com a sua proteção ambiental. Com a secretaria vamos buscar zerar a demanda da população e qualificar mais o nosso turismo — destacou o prefeito Fenando Jordão.
Oncologia — O outro departamento criado por ato da prefeitura é a secretaria executiva de Atenção Oncológica, que substituirá a secretaria executiva de Saúde. À sua frente estará o médico Renan Vinícius, ex-prefeito de Vassouras, a quem a função já havia sido prometida pelo prefeito quando de sua exoneração do cargo de secretário de Saúde. A missão da pasta será viabilizar o cuidado oncológico em Angra dos Reis, com a habilitação do Hospital Geral da Japuíba como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) junto ao Ministério da Saúde. Hoje, o tratamento dos pacientes da cidade com câncer é um dos principais gargalos do serviço público municipal. A maior parte dos tratamentos têm que ser feita fora do município, com altas despesas de locomoção, além do desconforto aos usuários.
— A saúde é prioridade no nosso governo. Reabrimos a UPA Infantil, colocamos o HGJ para funcionar, implantamos o Centro de Reabilitação e a Clínica da Dor, o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, a fábrica de óculos, realizamos milhares de cirurgias de catarata, entre outros tantos avanços. Agora, vamos investir na oncologia para que as pessoas não precisem mais sair da cidade e encarar viagem em busca de tratamento. Nosso objetivo é cuidar da saúde dos nossos moradores, principalmente daqueles que não têm plano de saúde — promete Fernando Jordão.
Fotos: Reprodução
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também:
http://br918.teste.website/~tribu449/angra-criara-secretaria-da-ilha-grande/