(*) Atualizado às 17h20 (26/8)

Mais 130 pessoas foram atendidas no final de semana em Angra dos Reis durante mais uma etapa do mutirão contra a catarata promovido pela prefeitura, por meio da secretaria de Saúde e da Fundação Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Com os atendimentos feitos nos últimos sábado e domingo, já foram feitos 560 cirurgias só este ano no próprio hospital da Japuíba. Para os pacientes atendidos, é quase um milagre recuperarem a visão.

— Foi a melhor coisa que me aconteceu, estou muito feliz por ficar livre dos óculos e voltar a ver as coisas com qualidade. Só tenho que agradecer e parabenizar a toda a equipe envolvida, desde a recepção até os médicos — agradeceu Maria do Rosário, 71, moradora do Campo Belo, que operou a vista direita no fim de julho e a esquerda neste sábado, 24.

O prefeito Fernando Jordão (MDB) esteve no centro cirúrgico para cumprimentar os pacientes atendidos. No auditório do HGJ , uma equipe de profissionais explicou a necessidade dos cuidados pós-cirúrgicos para o sucesso do procedimento. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Mucheli, e o diretor do HGJ, Sebastião Faria, também acompanharam os esclarecimentos. O médico Rodrigo Mucheli ainda atuou diretamente nas cirurgias em sua especialidade de anestesista.

— A catarata é uma doença muito ruim, pois atrapalha a visão, que é um sentido fundamental. Antes os pacientes de Angra tinham que ir para Nova Iguaçu e outros municípios para operarem. Agora fazem tudo aqui na nossa cidade —  comemorou o prefeito Fernando Jordão.

O prefeito ainda elogiou os resultados da equipe do Hospital e comentou que ao construir o prédio que abriga a unidade, sua ideia era ofertar serviços de qualidade à população, principalmente para as pessoas que não têm plano de saúde.

— A cada dia o HGJ está se consolidando como uma referência na saúde pública no nosso Estado. Eu sempre digo e defendo que o serviço público tem que ser tão bom ou melhor que o privado — enfatizou o prefeito.

O mutirão de cirurgias contra a catarata começou no ano passado om 465 procedimentos. Até o final deste ano, outros 245 cirurgias estão previstas, totalizando mais de 800 cirurgias.

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome