Na quarta-feira, 7, a sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, no bairro Vila Mury, vai receber a primeira apresentação na cidade do 25º Rio International Cello Encounter (RICE) 2019, maior festival de violoncelos do país.
Completando 25 anos, o festival terá apresentações da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais do cenário musical.
– O Cello Encounter em Volta Redonda representa muito mais do que a realização de concertos para o público em geral. É o momento onde nossos músicos absorvem dos professores convidados experiências e novos conceitos que abrangem a área técnica-musical – explica a maestrina Sarah Higino, que fará a regência da Orquestra de Cordas.
Para a maestrina, essa parceria musical foi consolidada há vários anos em Volta Redonda, dado o interesse do criador do festival em promover o encontro de gerações entre os professores convidados e os jovens músicos da Orquestra de Cordas do projeto.
Neste, quando o falecimento de Heitor Villa Lobos completa seis décadas, o Rio International Cello Encounter vai homenagear o grande músico brasileiro, assim como também serão efetuadas honrarias ao grupo de rock Led Zeppelin – 50 anos de carreira – e à pianista Clara Schumann – 200 anos do nascimento da compositora alemã.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o festival será um momento especial para a população, que terá a oportunidade de apreciar música de excelência.
– É um evento de nível internacional e gratuito. O projeto “Volta Redonda Cidade da Música” já tem essa tradição de grandes espetáculos, mostrando que a música aliada à educação dá resultados positivos à cidade – afirma o prefeito.
Os espetáculos vão acontecer também no Rio de Janeiro e em Florianópolis (SC), até o dia 18 de agosto, com atrações a preços populares ou em apresentações gratuitas. Idealizado e também capitaneado pelo violoncelista David Chew, desde a sua primeira edição, em 1994, o Rio Cello traz em sua programação, além de concertos, espetáculos de dança, exposições de arte, masterclasses e workshops.
Programação em Volta Redonda e a abertura do festival
Quarta-feira, 7
Masterclass para os alunos de violino e violoncelo com Dave Haughey, Gunther Tiedmann (cello) e David Jonhson (violino).
Horário: 14h30.
Local: sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” – Avenida Graham Bell 89, Vila Mury, Volta Redonda.
Quinta-feira, 8
1) Masterclass para os alunos de violino, viola e violoncelo.
Horário: 14h30.
Local: sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.
2) Recital de Câmara – Orquestra de Violoncelos e professores convidados: violino (Haroutune Bedellian, David Jonhson e David Asbridge); violoncelo (David Chew, Dave Haughey e Gunther Tiedmann); viola (Russell Guyver); piano (Lorna Griffitt); saxofone (Blas Rivera).
Horário: 19h30.
Local: sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.
Sexta-feira, 9
1) Masterclass para os alunos de violoncelo, viola e violino.
Horários: 9h e 14h30.
Local: sede do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.
2) Concerto Orquestra de Cordas de Volta Redonda com solistas: violino (Haroutune Bedellian, David Jonhson e David Asbridge); violoncelo (David Chew, Dave Haughey e Gunther Tiedmann); viola (Russell Guyver); soprano (Marina Considera); saxofone e piano (Blas Rivera); regência (Sarah Higino).
Horário: 19h30.
Local: Teatro Gacemss – Rua 14, nº 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.
Sábado, 10
Concerto da Orquestra de Cordas de Volta Redonda com solistas internacionais. Regência: Sarah Higino. Violino: Haroutune Bedellian, David Jonhson e David Asbridge. Violoncelo: David Chew, Dave Haughey e Gunther Tiedmann. Viola: Russell Guyver. Piano: Lorna Griffitt. Soprano: Marina Considera. Saxofone: Blas Rivera.
Horário: 19h30.
Local: Igreja São Sebastião – Avenida Antônio de Almeida, 120, Retiro, Volta Redonda.
Domingo, 11
Abertura do festival no Rio de Janeiro.
Concerto Orquestra de Cordas de Volta Redonda e solistas.
Regência: Sarah Higino. Violino: Haroutune Bedellian, David Jonhson e David Asbridge. Violoncelo: David Chew, Dave Haughey e Gunther Tiedmann. Viola: Russell Guyver. Piano: Lorna Griffitt. Soprano: Marina Considera. Saxofone: Blas Rivera.
Horário: 16h.
Local: Igreja da Candelária – Praça Pio X, s/n, Centro, Rio de Janeiro.
Foto: divulgação / Secom VR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.