O Dia Nacional do Motociclista, comemorado em todo o país em 27 de julho, não vai passar discretamente em Angra dos Reis. A cidade receberá, de 25 a 28, mais uma edição do Angra Moto Fest, na Praia do Anil, para a celebração de um estilo de vida em duas rodas. Nos quatro dias do evento (de quinta a domingo), o público poderá assistir a 13 shows de rock. Serão dois shows na quinta-feira (25), três na sexta-feira (26), seis no sábado (27) e dois no domingo (28). As bandas Faixa Etária e Fevers tocam na noite do sábado, mas a programação começa às 14h.

Com uma frota de 26,5 milhões de motocicletas, o Brasil tem mais motos do que carros em 45% das cidades, principalmente no Nordeste. A expansão do motociclismo no Brasil também impulsionou o turismo regional, defendido pelo Ministério do Turismo: os motociclistas são pioneiros em movimentar a atividade turística entre as cidades na baixa temporada. O Dia do Motociclista foi unificado no Brasil em 1998 por iniciativa da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).

— O prazer de andar em duas rodas se espalhou pelo Brasil e se expandiu além fronteiras. É um símbolo de liberdade que, contudo, exige consciência e toda a atenção do mundo. O vento, o prazer, a paisagem, não tem dinheiro que pague. Tem pessoas que tentam distorcer o motociclismo, mas os verdadeiros motociclistas não abrem mão de uma linguagem só, de um incrível estilo de vida — disse o presidente da ABRAM, José Antonio Polino.

Com um novo repertório, a banda Faixa Etária fará uma homenagem especial aos motociclistas no seu dia. O show começa às 20 horas, com grandes clássicos do rock e efeitos especiais.

— Vamos buscar retribuir o carinho que os motociclistas têm com a banda ao longo de tantos anos. Vamos levar para o palco o som que eles curtem — antecipou a vocalista Zell Palmar, da Faixa Etária.

Presidente do Moto Clube Piratas de Angra, Paulo Fonseca, disse que haverá recepção especial para os motociclistas, camping no Colégio Estadual Artur Vargas (CEAV), churrasco no domingo, 28, e a melhor grade musical de toda a história do Angra Moto Fest, que conta com o apoio da prefeitura angrense, por meio da Fundação TurisAngra, e da AMO-RJ.

— Vamos festejar em grande estilo o Dia Nacional do Motociclista e ao mesmo tempo a conquista pela Ilha Grande do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, juntamente com Paraty. Os motociclistas poderão aproveitar o evento para visitar a ilha — convida o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB).

O Dia do Motociclista foi comemorado pela primeira vez em São Paulo em 1982, por iniciativa do então deputado Alcides Franciscatto. Ele atendeu à sugestão de Rogério Gonçalves, na época proprietário de uma concessionária em Sorocaba (SP), que desejava homenagear seu amigo, o mecânico de motos e motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974. No Estado do Rio, o Dia do Motociclista foi oficializado em 19 de abril de 2001 por decreto do então governador Anthony Garotinho, que atendeu a uma indicação da ex-deputada Solange Amaral.

Fotos: Divulgação + Wagner Gusmão/PMAR

GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome