A prefeitura de Angra dos Reis planeja criar nos próximos meses, uma secretaria especial para gestão da Ilha Grande. O anúncio foi feito pelo prefeito angrense, Fernando Jordão (MDB), durante entrevista na manhã desta segunda-feira, 15, à rádio Costazul FM. Jordão não adiantou detalhes de como vai funcionar e nem quando será criado o novo setor, porém disse que o objetivo é ‘encurtar’ a distância entre a Ilha e o continente. Muitos moradores queixam-se da dificuldade de terem de resolver problemas administrativos das praias da ilha no Centro da cidade.
— A ideia é que possa resolver estas questões diretamente na Ilha Grande. Temos de encurtar esta distância e dar mais qualidade de vida aos moradores — disse o prefeito.
Há 10 dias, a Ilha Grande e a cidade de Paraty foram confirmadas pela Unesco como Patrimônio Mundial. O prefeito disse, no entanto, que o projeto de constituição da secretaria é anterior ao anúncio do reconhecimento.
Hoje a administração do dia a dia da Ilha Grande é feita por meio de uma subprefeitura, com base na Vila do Abraão, maior localidade da ilha. As serviços básicos de saúde, educação, coleta de lixo e iluminação pública, presentes em diversas praias, são operados a partir do Centro de Angra dos Reis. A travessia entre a Ilha e o continente pode demorar até duas horas, dependendo do ponto de saída e do meio de transporte utilizado. Esta ‘distância’ faz com que muitos moradores tenham queixas sobre a presença efetiva da administração municipal na Ilha. Dois terços da atividade turística em Angra dos Reis estão na Ilha Grande, onde mais de 150 pousadas e meios de hospedagem.
Para Fernando Jordão, a conquista do selo de Patrimônio Mundial poderá atrair novos investimentos e oportunidades para o setor de turismo em Angra dos Reis. Disse também que o reconhecimento facilitará o projeto do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que deseja tornar mais flexível a legislação de meio ambiente na região, a fim de tornar menos burocráticos os investimentos.
Fernando Jordão também disse que estuda realizar um convênio com a cidade de Mangaratiba a fim de controlar melhor o fluxo de turistas que hoje parte para a Ilha Grande direto do distrito de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba. Como a travessia por lá é mais curta (cerca de 20 minutos), o movimento de visitantes que parte da cidade vizinha costuma ser muito maior que o de cais angrenses.
Fotos: Reprodução
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.
Leia também:
http://br918.teste.website/~tribu449/paraty-ilhagrande-patrimonio-unesco/