Todas as iniciativas que são pensadas para alavancar o desenvolvimento de Angra dos Reis e da Costa Verde são bem vindas e merecem aplausos e bastante atenção. Nossa região tem pressa de crescer e precisa de saídas para um futuro melhor. E é desta forma que saúdo o anúncio feito pela prefeitura de Angra, no início de junho, a respeito do projeto do ‘Parque Tecnológico do Mar’, que tem foco na indústria da tecnologia e do conhecimento, a chamada ‘Indústria 4.0’.
É sabido e importante que a gente diversifique a matriz econômica de Angra dos Reis, claro. Hoje, os setores que outrora eram importantes geradores de dividendos, estão com problemas. Mas não percamos de foco para a indústria do turismo, a chamada sem chaminé, que é não poluidora e possui uma ampla cadeia de serviços. Por isso, minha sugestão ao projeto 4.0 de Angra é a construção de um centro de convenções público ou em parceria com a iniciativa privada, que possua um amplo salão para eventos que possa, também em alguns anos, servir para a atração de turismo de negócios, hoje ainda incipiente na cidade. Uma coisa, claro, não exclui a outra, e Angra passa a valorizar um novo setor de desenvolvimento, sem desprezar aquele que continua sendo a sua vocação natural.
Evento — Na área do turismo, comemoro também a realização do encontro ‘Rio Destinations – 5º Encontro de Turismo’, realizado na semana passada no Hotel Fasano, em Angra dos Reis. Foi mais uma oportunidade para colocar a nossa cidade e o nosso destino na vitrine de negócios do país, com participação relevante dos empresários do setor. Parabéns!
__
(*) Dudu Miler é empresário do turismo náutico, com atuação nas cidades de Angra e Mangaratiba. É membro do Conselho municipal de Turismo de Angra dos Reis, dirigente do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau (ACVB) e Amigo da Marinha.
Foto: Wagner Gusmão / PMAR
Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 252)
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.