A Eletronuclear distribuiu Nota à Imprensa hoje afirmando que realiza, desde 1991, o monitoramento das áreas de encostas próximas à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Itaorna. As ações visam, segundo a empresa, “garantir a integridade e a segurança do sítio onde está instalada a Central”, além da monitoração e análise de dados, a empresa também informa que implementa uma série de ações de estabilização das encostas da região de Itaorna.
 
“Um estudo geológico-geotécnico da região foi solicitado à COPPETEC/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), que identificou as encostas no trecho compreendido entre Piraquara e Ponta Grande que deveriam ser monitoradas. A partir de 1991 essas encostas foram instrumentadas com a instalação de 15 inclinômetros, 46 piezômetros, 24 células de carga e 32 pinos de deslocamento. Mensalmente, os dados dessa monitoração são analisados por técnicos especializados e engenheiros geotécnicos da Eletronuclear, e relatórios técnicos são emitidos periodicamente para o IBAMA e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)”, diz a Nota.
 
Entre as ações tomadas pela Eletronuclear estão a execução de obras de drenagem nos talvegues (áreas profundas de um vale, onde correm as águas de chuva, dos rios e riachos) dessas encostas, canalizando aproximadamente 2.800m de córregos, reduzindo significantemente a infiltração d’água no terreno e aumentando a estabilidade das encostas. Além disso, para garantir o escoamento das águas pluviais, a Eletronuclear realiza periodicamente a limpeza de bueiros, canaletas de drenagem e drenos profundos das encostas.
 
Com base nos dados da monitoração das encostas, a Eletronuclear realizou várias obras de reforço, destacando-se a estabilização do corte do km 520,1, o reforço das cortinas atirantadas junto a Subestação 138 kV, e nos km 520 (convênio com DNIT) e km 520,2 da BR-101. A estabilização da encosta próximo ao km 519,9 da BR-101 está em andamento.

Com informações da assessoria de comunicação da Eletronuclear

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome