Devido à grande procura, o treinamento que será oferecido pela Embratur foi transferido do CEA para o Teatro Municipal. | Foto: Reprodução

Angra dos Reis recebe hoje, sexta-feira, 9, a primeira rodada de capacitação do Projeto Novas Rotas na região da Costa Verde. A iniciativa, liderada pela Embratur, tem como objetivo fortalecer o turismo em áreas próximas a destinos já consolidados internacionalmente, como forma de ampliar o tempo de permanência dos turistas estrangeiros no Brasil.

A proposta também busca desenvolver roteiros temáticos, fortalecer a cadeia produtiva do turismo, incentivar o consumo local, gerar empregos e descentralizar o fluxo de visitantes pelo país.

— Fizemos um grande lançamento em abril, em Barra do Piraí, com representantes das regiões Sul e Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde. Agora, em Angra, damos início efetivo ao projeto. Nossa equipe técnica vai oferecer gratuitamente capacitação a agentes públicos e privados do setor turístico — destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. — A ideia é preparar todos, de vereadores a donos de hotéis, restaurantes e atrativos, para que o turismo seja cada vez mais um motor de emprego e renda nas cidades.

Devido à grande procura, o evento teve seu local alterado e será realizado no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres. A programação contará com a presença de prefeitos da região, entre eles Claudio Ferreti (Angra dos Reis), Luiz Claudio Ribeiro (Mangaratiba), Rubem Vieira de Souza (Itaguaí) e Zezé Porto (Paraty), além da vice-prefeita de Rio Claro, Maria Augusta Ferreira, e dos secretários municipais de turismo. As inscrições para o evento já estão encerradas.

O prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti, reforçou a importância da união regional na promoção turística da Costa Verde.

— Sempre defendi que Angra não poderia ficar isolada. Precisamos caminhar juntos com as demais cidades da Costa Verde para promover nosso destino. Queremos mostrar que Angra vai além das paisagens conhecidas da internet. Um turista que visita o Rio pode tranquilamente passar uma semana explorando nossa região, incluindo Paraty, Rio Claro e outras cidades. Com o apoio da Embratur, vamos avançar. O Brasil deve receber oito milhões de turistas estrangeiros este ano, mas nosso potencial é ainda maior — afirmou Ferreti.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.