Evento foi no hotel do Bosque, na região de Mambucaba | Foto: Luis Lara/PMAR

A prefeitura de Angra concluiu na quinta-feira, 30, a terceira Semana de Imersão para Gestores Escolares, evento que reuniu os 92 diretores da rede municipal de ensino para um ciclo de formação. A atividade foi liderada pela secretaria de Educação com o tema ‘Liderança que inspira resultados’ e promoveu palestras, debates e dinâmicas para fortalecer a gestão escolar e alinhar estratégias para o ano letivo de 2025.

A programação abordou quatro dimensões essenciais da gestão escolar: político-institucional, pedagógica, administrativa e pessoal-relacional. Diretores das escolas municipais, dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do continente e das ilhas, participaram de uma capacitação total de 24 horas. O objetivo foi fortalecer a gestão educacional e alinhá-la à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar.

— A Semana de Imersão é mais uma iniciativa da prefeitura de Angra para qualificar a educação municipal e alinhá-la às demandas atuais. O evento foi um momento de formação e planejamento contínuo, visando a excelência no ensino. Nosso foco é garantir o melhor para os estudantes da rede, com planejamento e intencionalidade — afirmou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

Especialistas em educação e gestão participaram dos debates com temas essenciais para o desenvolvimento das lideranças escolares. No primeiro dia da imersão, o próprio prefeito Cláudio Ferreti (MDB) abriu o evento apresentando as diretrizes para o ano letivo 2025.

— Promover essa imersão com os diretores escolares no início do ano letivo é fundamental. Eles desempenham um papel essencial na condução da política pedagógica, na motivação das equipes e no acompanhamento do trabalho dos professores, contribuindo diretamente para a qualidade da educação. Esse encontro proporciona orientações, define padrões e alinha estratégias para alcançarmos os resultados desejados para a educação em Angra. Nosso objetivo é oferecer a melhor educação do estado do Rio de Janeiro, em um trabalho contínuo de aprimoramento — frisou Ferreti.

O ano letivo nas escolas e creches públicas de Angra dos Reis terá início no dia 10 de fevereiro.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.