O prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti (MDB), acompanhou pessoalmente na terça-feira, 14, uma reunião de planejamento da secretaria de Educação, para apresentação das principais ações e metas do ano 2025. O prefeito afirma que acompanhar tudo de perto, valoriza o trabalho dos gestores e profissionais do ensino pública na cidade.
Antes do planejamento, a equipe da secretaria destacou os avanços do período 2021/24 na rede pública, com destaque para a ampliação das unidades de ensino e na oferta de escolas em tempo integral, além das expansões nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), com aumento no número de matrículas, especialmente nas etapas de creche e pré-escola.
Os técnicos destacaram ainda o incremento no atendimento especializado para alunos com transtorno do espectro autista (TEA), além da convocação de mais profissionais do suporte educacional, como inspetores, monitores de educação especial, docentes I e II e berçaristas. A rede pública de educação em Angra tem 92 unidades incluindo escolas e CEMEI’s.
De acordo com a secretaria de Educação, parte das ações efetuadas resultaram na evolução de indicadores como o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no monitoramento contínuo da aprendizagem por meio do Programa Avaliar e no reconhecimento com o Selo Ouro de Alfabetização do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação.
Para 2025, o planejamento da secretaria está estruturado em quatro eixos: pedagogia, infraestrutura, tecnologia, e capital humano e intelectual.
No eixo pedagógico, o foco está nos resultados educacionais e na promoção de uma educação inclusiva, para garantir o pleno aprendizado dos estudantes. Em infraestrutura, o planejamento prevê a continuação dos investimentos nas instalações, equipamentos e recursos. As metas incluem a modernização de mais escolas, a ampliação de unidades educacionais e a criação de ambientes mais acolhedores e funcionais, assegurando condições adequadas para o processo de ensino e aprendizagem.
No campo da tecnologia, foco na inclusão digital e no uso de tecnologias de comunicação e informação como ferramentas pedagógicas e administrativas, incluindo softwares educacionais e capacitação de profissionais.
O capital humano e intelectual pretende valorizar os profissionais da educação com formação contínua, incentivo à carreira e a oferta de melhores condições de trabalho.
— Essas áreas foram definidas para fortalecer o sistema educacional do município, promovendo uma educação mais inclusiva, eficiente e alinhada às demandas atuais. Estamos empenhados em criar um ambiente educacional que atenda às necessidades de todos os estudantes, garantindo o acesso à escola, sua permanência e um aprendizado de qualidade — declarou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.