Técnicos discutem o projeto, considerado ambicioso | Foto: Luis Lara/PMAR

Entre os anúncios de projetos de infraestrutura previstos ou desejados pelo governo de Angra para os próximos anos, pelo menos um pode ser considerado visionário ou ambicioso: a construção de uma estrada de acesso do município de forma direta até a via Dutra (BR-116), principal rodovia federal do país, ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A intenção é desafogar o acesso da Costa Verde a São Paulo e vice-versa, para que as pessoas cheguem até o mar de Angra com mais facilidade, tendo mais uma opção de caminho além da rodovia estadual RJ-155 (Angra-Barra Mansa), ligação mais próxima de Angra com a BR-116.

O prefeito Cláudio Ferreti (MDB) afirma que a ideia envolveria outras cidades do Vale do Paraíba, que estariam interessadas neste possível incremento de movimentação. Não foi informado prazo para a construção ou parceiros além das prefeituras. Parece claro que haverá exigência de licenciamentos ambientais complexos, dado que qualquer trajeto entre estes dois pontos cruzaria áreas do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que compreende imensa área de vegetação preservada de Mata Atlântica entre os dois maiores estados do país.

— Vamos estabelecer um consórcio envolvendo as cidades de Angra, Resende, Itatiaia, Rio Claro, Paraty e Mangaratiba, fazendo com que nós tenhamos um roteiro único de turismo. Esse roteiro será muito facilitado na chegada dos nossos visitantes, para que a nossa cidade possa ser acessada da via Dutra pelo Bracuí (bairro de Angra) — explicou Ferreti.

(*) Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.