Cristãos católicos de Angra dos Reis e de cidades da região se preparam para as comemorações do dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A programação festiva começou na semana passada com novenas e orações e o ponto alto da comemoração será no domingo, 8, feriado municipal.
A festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição tem quase 400 anos de história e teve início em 1632 quando a imagem da Virgem destinada à cidade de Itanhaém (SP) ‘encalhou’ no porto angrense. Por quase uma semana, o navio português tentou chegar a seu destino mas por causa do mau tempo acabava retornando ao porto angrense. Os católicos de então resolveram comprar a imagem e o navegador seguiu viagem. A novena este ano acontece na Igreja Matriz, no Centro, até o sábado, 7, sempre às 19h.
No domingo, 8, dia da padroeira, haverá missa solene, procissão, quermesse e a tradicional devoção dos fiéis. Serão celebradas três missas na Matriz: a primeira às 7h; depois às 10h e a terceira às 16h. Após a última missa haverá a procissão pelas ruas do Centro.
O itinerário este ano prevê passagens pelas ruas Cônegos Bittencourt, Honório Lima, Arcebispo Santos, do Comércio, da Conceição e a volta até a igreja Matriz. A imagem centenária, mais de uma vez restaurada, seguirá à frente do cortejo.
Os festejos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição são organizados pela paróquia de mesmo nome, no Centro da cidade, com apoio da prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Cultura.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.
Leia mais: