A dupla Ferreti/Rubinho, prefeito e vice eleitos em Angra | Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral marcou para a próxima quarta-feira, 11, a cerimônia de diplomação do prefeito eleito de Angra dos Reis, Claúdio Ferreti (MDB), do vice-prefeito eleito, Rubinho Rocha (Progressistas), e dos 15 vereadores eleitos em outubro. Ao menos um suplente de cada parlamentar também será titulo pela Justiça Eleitoral. A cerimônia será às 10h, no plenário Presidente Benedito Adelino, na Câmara Municipal, no Centro da cidade. O evento terá transmissão pela TV do Legislativo.

A diplomação é a etapa que antecede a posse dos eleitos, marcada para 1º de janeiro de 2025, e atesta que, até este momento, não há impedimento para o início efetivo dos mandatos.

Mesmo sendo diplomados, ao menos o prefeito eleito Ferreti e o vice-prefeito eleito Rubinho, enfrentam na Justiça eleitoral um pedido de invalidação da chapa ainda em tramitação. O adversário da dupla, o empresário Renato Araújo (PL), questiona a indicação de Rubinho à chapa majoritária e afirma que a ata da reunião que indicou o nome de Rubinho teria sido forjada. Ao menos dois depoimentos dados à Polícia Federal indicam que a citada reunião não ocorreu da forma como indicado no documento. Em tese, o questionamento poderia levar à exclusão de Rubinho da chapa e, ato contínuo, à implosão da própria chapa e do resultado da eleição. O julgamento deste caso pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE/RJ) ainda não foi marcado.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.

Leia mais: