Coautora da Lei que inclui o dia e a Semana do Orgulho Autista no calendário oficial do Rio, a deputada estadual Célia Jordão (PL) agora propôs melhorias na infraestrutura das escolas estaduais, a fim de atender aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio de indicação legislativa, Célia solicitou ao governador a implementação de salas de recursos para atendimento educacional especializado em toda a rede pública de ensino médio dos 92 municípios do Estado.
A deputada angrense relembrou a importância de iniciativas públicas que visam promover a inclusão, como a criação do Centro Educacional para Transtorno do Espectro Autista (CETEA), criado este ano pela prefeitura de Angra dos Reis.
— A partir desse exemplo, percebemos como é necessário e urgente que trabalhos como esse sejam estendidos a todo estado e abarque também o ensino médio, com salas de recursos, visando à manutenção dos avanços já alcançados no desenvolvimento dessas crianças. Dessa forma, conseguiremos garantir um futuro melhor, com equipamentos públicos ainda mais inclusivos — justificou Célia.
O CETEA, em Angra, recebe crianças da cidade com atendimento educacional especializado, de acordo com as especificidades de cada aluno, desenvolvendo atividades de cunho pedagógico e estimulando habilidades cognitivas, sensoriais, sociais, comunicacionais e psicomotoras, além das Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI).
Pelo rito do legislativo estadual, a sugestão de Célia será encaminhada ao governador Cláudio Castro (PL) para avaliação e eventual aplicação nas escolas do Estado. Não há prazo para resposta do governo estadual.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.